16 de março de 2014

ACS está com as suas contas saneadas, diz Michael Timm - A Tribuna - 16/3/2014

ACS está com as suas contas saneadas, diz Michael Timm - A Tribuna - 16/3/2014

Publicada em:

A Tribuna - 16/3/2014, domingo, página A-4, Cidades

# Dois candidatos disputam as eleições da Associação Comercial de Santos na quarta-feira

Quarta-feira será um dia decisivo na Associação Comercial de Santos (ACS). É quando será eleito o sucessor do presidente Michael Robert August Timm, que assumiu o posto em 2009, foi reeleito em 2011 e não pode concorrer a um terceiro mandato, conforme o estatuto social da instituição.

Conhecida como Casa do Empresário, a ACS é a quinta associação mais antiga do País.

Duas chapas participam do pleito. A 1 é encabeçada por Ronaldo Jamar Taboada, sócio-cotista da Five Star Service Comércio Exterior Ltda. O candidato da chapa 2 é Roberto Clemente Santini, diretor-presidente da TV Tribuna.

De acordo com Timm, o próximo presidente encontrará uma entidade organizada e equilibrada financeiramente. “Há uma tranquilidade nesse sentido. O grande desafio da nova direção será levar novos associados para a ACS e criar meios para atraí-los”.

Para ele, a próxima gestão também deve estender a atuação institucional da associação nos governos federal, estadual e municipal. “Hoje, essa relação funciona muito bem, mas é fundamental que a ACS esteja diretamente conectada com o crescimento da Baixada Santista, de São Paulo e do Brasil. E isso está vinculado com um bom relacionamento com as prefeituras da região e os demais órgãos públicos”.

Outra meta que considera importante refere-se à ampliação do nível de debate de grandes questões que envolvem empresas associadas da ACS, a fim de pôr a entidade como protagonista na solução de problemas que afetam a Cidade e prejudicam o Porto de Santos.

O atual presidente entende, ainda, que a nova diretoria deve dar continuidade à política da atual gestão administrativa, pautada pela austeridade financeira e pela preservação do patrimônio histórico. Também considera fundamental trabalhar em sintonia com as 22 câmaras setoriais que fazem parte da instituição, estimulando suas reuniões e o diálogo permanente.

AVALIAÇÃO

Timm ressalta que, sob sua presidência, alcançaram-se feitos importantes nos últimos cinco anos. “Investimos em ações junto ao jovem empreendedor, estimulamos a criação de câmaras setoriais, participamos e promovemos ações filantrópicas, estreitamos relações com autoridades, criamos um programa de TV, implantamos sistema para certificado de origem, reformulamos o estatuto”.

Porém, ele mesmo admite que algumas questões devem ser revistas. Uma delas é, justamente, o próprio estatuto. “Acho que precisa de pequenas adequações, como reduzir o tempo de mandato da presidência, colocando dois anos e mais dois a partir da reeleição. Atualmente, são três e mais três. Seis anos é muito tempo”.

Timm não participa da composição das chapas que concorrem ao pleito, mas se põe à disposição a ajudar no que for preciso. “Estou envolvido com a ACS desde 1985”.

E completa: “A entidade estará bem servida com o novo presidente. São dois trabalhadores e que vão defender os interesses da Casa”.

DUAS CHAPAS DISPUTAM O COMANDO DA INSTITUIÇÃO

Duas chapas, um objetivo: comandar a Associação Comercial de Santos (ACS) no próximo triênio. A eleição transcorrerá na quarta-feira, na sede da instituição, na Rua XV de Novembro, 137, Centro. Pouco mais de 200 sócios estão aptos a votar.

O pleito ocorrerá em assembleia geral ordinária, às 17 horas, em primeira convocação, com pelo menos um terço dos associados com direito a voto. Se não houver quórum, a assembleia terá início às 17h30, em segunda convocação. A apuração dos votos e a posse do novo presidente e sua diretoria acontecem logo em seguida.

Dois empresários disputam o desafio de presidir a entidade. Ronaldo Jamar Taboada é candidato da Chapa 1. Ele é sócio-cotista da Five Star Service Comércio Exterior Ltda.

Roberto Clemente Santini, diretor-presidente da TV Tribuna, está à frente da Chapa 2.

Fundada em 1870, a ACS foi e ainda é uma das incentivadoras do desenvolvimento econômico do Porto de Santos e da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Confira a reprodução da matéria

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.