23 de março de 2014

A Tribuna lança página voltada ao empreendedorismo - A Tribuna - 23/3/2014

Publicada em:

A Tribuna - 23/3/2014, domingo, página C-3, Economia

# Trajetória de Chieko Aoki, do Blue Tree, é primeira reportagem

DA REDAÇÃO

O leitor poderá conhecer na próxima quarta-feira, quando A Tribuna comemora seu 120.º aniversário de fundação, a trajetória de sucesso da empresária e ícone da hotelaria brasileira Chieko Aoki, do Blue Tree Hotels. A reportagem marcará a inauguração de uma página voltada ao empreendedorismo, o mais novo produto do Caderno de Economia.

Com a chegada da página, o caderno de Economia de A Tribuna qualifica a cobertura da região. Além do noticiário local e nacional, Economia já conta com a página diária de Sindical, voltada aos direitos do trabalhador, e Petróleo e Gás, que sai todas as quintas-feiras. Nos finais de semana, também cobre o universo da Previdência Social.

A página passa a ser publicada todas as quartas-feiras. A cada semana será contada uma história de empreendedorismo de sucesso, como é o caso de Chieko, fundadora da quarta maior rede de hotéis do Brasil.

Nas edições seguintes de quarta, a partir de 2 de abril, contará sempre a trajetória de empresários da Baixada Santista.

Quando eles tiveram a ideia de montar o próprio negócio? Abandonaram tudo que construíram para começar do zero? Como financiaram seus empreendimentos?

Como resolvem gargalos do dia a dia, como burocracia e falta de pessoal capacitado?

São perguntas que poderão ser respondidas a partir das reportagens e, através desses exemplos, ajudar o leitor que sonha montar seu negócio a colocar suas ideias em prática.

O novo espaço divulgará também cursos de negócios ou ainda reportagens sobre inovação. Haverá ainda espaço para destacar novos produtos e ideias e campanhas de sucesso, entre outros assuntos.

A página proporciona mais uma ferramenta ao empreendedorismo, fenômeno que ganhou força com a estabilidade da economia, o pleno emprego e a melhora da renda do trabalhador. É um ambiente virtuoso que propicia muitas oportunidades para quem sempre quis entrar para a iniciativa privada. É uma chance para quem gostar de arriscar, uma condição essencial para o empreendedor.

Segundo o gerente regional do Sebrae, Paulo Sérgio Brito Franzosi, a Baixada Santista tem 58 mil micro e pequenas empresas e 40 mil empreendedores individuais. Ele afirma que a página vai trazer semanalmente uma ferramenta fundamental ao empresário, que é o conhecimento.

“Com este projeto A Tribuna demonstra, mais uma vez, o compromisso com o desenvolvimento de Santos e Região”, afirma o diretor do Sebrae na Baixada Santista, Paulo Franzosi.

“O centenário periódico sempre foi um grande incentivador da cultura empreendedora, divulgando e abrindo as discussões necessárias para o crescimento econômico e a inovação dos negócios locais”, afirma o executivo do Sebrae.

SEMANA DO JOVEM SUPERA EXPECTATIVA

A 6.ª Semana do Jovem Empreendedor, realizada pela Associação Comercial de Santos Jovem (ACS Jovem) e pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), deixou, segundo os organizadores, um balanço positivo, pois os resultados atingiram todas as expectativas. “Tivemos uma boa presença de público e as palestras foram na linha que desejávamos. Por evento, participaram em média 130 a 140 pessoas. Era o que nós esperávamos. E o mais interessante é que os espectadores ficaram até o final, mostrando interesse real em acompanhar”, diz Rogério Mehanna, coordenador da ACS Jovem.

Alguns pontos justificam a maciça participação do público. Entre eles, estão os temas escolhidos para as palestras, todos diretamente ligados ao momento da Região, como proibição de grãos na Ponta da Praia, impactos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na mobilidade urbana e perspectivas de turismo para Santos e Região. “Nossa missão é trazer o que há de mais atual para que o jovem saiba a realidade da Baixada Santista e, com essas informações, aliadas ao conhecimento adquirido ao longo da vida e nas universidades, ele possa empreender”, complementa.

De acordo com o coordenador, os temas também ajudaram o jovem a ter uma outra visão de mercado. “Às vezes, eles tem dificuldade para ligar as coisas que acontecem ao seu redor com oportunidades. Nesta semana, deixamos claro que a expectativa de valorização na área em torno do VLT é similar à do metrô em São Paulo. Além disso, ainda neste ano está prevista a modificação das linhas de ônibus municipais, que serão troncais (estabelecem ligação entre terminais) e a substituição das circulares. Isso também vai impactar no comércio, pois será modificada a forma de locomoção das pessoas”.

Afirma, ainda, que o evento deu dicas de oportunidades a curto prazo, aproveitando a Copa do Mundo. “Do ponto de vista do empreendedorismo, não temos grandes negócios relacionados com a Copa na região. Ainda dá tempo, pois é um evento que faz circular dinheiro. Há turistas vindo para cá e pode surgir uma oportunidade de criar um hostel ou alugar sua própria casa para esse turismo”.

CHANCE

Copa do Mundo pode trazer novas oportunidades para a região da Baixada Santista, como a criação de um hostel ou até mesmo alugar a própria casa para turistas.

Confira a reprodução da notícia

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.