15 de outubro de 2025

Mobilidade urbana, desenvolvimento e qualidade de vida são foco do 5º BS Debate

A mobilidade urbana como alavanca de desenvolvimento e de qualidade de vida da população da região. Esse foi a temática da quinta edição do BS Debate realizada pelo Jornal da Orla e Record Litoral e Vale nesta terça-feira (dia 14), na Associação Comercial de Santos (ACS), reunindo representantes do Poder Público de vários municípios e da Autoridade Portuária de Santos, além de especialistas em trânsito.

Na pauta do encontro grandes obras e seus consequentes impactos, como a terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, túnel Santos-Guarujá, aeroporto e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, um fórum legítimo de debates do planejamento e dos impactos dos grandes empreendimentos previstos para a região nos próximos anos é a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb). “Vivemos um momento único de união dos prefeitos e secretários da região que é muito propício para esse ambiente de discussão e para evitar um colapso no futuro”.

O secretário de Indústria, Emprego e Porto de Cubatão, Fabrício Lopes, também destacou que a região vive uma nova onda de desenvolvimento que precisa de planejamento e escuta dos vários ententes envolvidos, em especial, os das cidades da Baixada Santista. “Poderemos promover mobilidade social com esses investimentos, mas precisamos estar um passo à frente dos problemas. Caso contrário, elas trarão novos problemas”.

Com a temática do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o segundo painel apontou a importância da ampliação e da integração do modal para as cidades de São Vicente e de Praia Grande.  A primeira cidade com previsão de operação para final de 2028 e a segunda para depois de 2030.

Glaucus Farinello, secretário santista de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Santos, destacou que a operação da segunda fase do VLT em Santos prevista para o início de 2026 vai alavancar o desenvolvimento das áreas central e intermediária da Cidade, como Vila Nova e Macuco. “Não tenho dúvidas de que vai trazer vida a essas regiões, especialmente a do Mercado Municipal, e colaborar com a revitalização do Centro Histórico”.

Rogério Conde, diretor financeiro da ACS, abordou a importância da realização do BS Debate para o encontro de soluções metropolitanas. “Vocês têm conduzido com maestria e todos saem daqui com pensamento diferenciado para disseminar as ideias que vão surgir e encontrar as melhores soluções”.

O próximo BS Debate será no dia 11 de novembro com o tema Turismo.

 

Na pauta do encontro, as grandes obras projetadas para a região e seus consequentes impactos para os cidadãos

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.