Representantes de toda a cadeia do setor de grãos no País lotaram nesta quinta-feira (dia 10) o auditório da Associação Comercial de Santos (ACS) no 1º Santos Grain Day, que discutiu avanços, desafios e tendências para que o agronegócio e o Porto de Santos continuem atingindo recordes. O evento foi uma promoção da ACS em parceria com a ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais).
Entre as autoridades estiveram presentes, Bruno Orlandi, secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Thaís Margarido, secretária de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Sérgio Mendes, diretor geral da ANEC, Jayson Lee, vice-presidente da ANEC e Marcos Amorim, presidente do Comitê de Contratos Externos da ANEC.
O presidente da ACS, Mauro Sammarco, ressaltou o sucesso do evento com inscrições esgotadas em poucas horas da abertura das inscrições. “Tivemos mais 200 pessoas acompanhando o evento ao vivo pelo YouTube, o que mostra a relevância da discussão sobre os desafios para melhorar as exportações no Brasil”.
Painéis - Beto Mendes, diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos, destacou que para o Porto de Santos atender ao que o mundo espera dele melhorias se fazem necessárias, entre elas, o túnel Santos-Guarujá, serviços de derrocagem e aprofundamento do canal de navegação para 16 e posteriormente 17 metros, a reformulação da Avenida Perimetral, na Margem Direita, e a segunda fase da Avenida Perimetral na Margem Esquerda, entre outras.
Hugo Caruso, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura e Pecuária, defendeu a modernização nas amostragens no controle dos grãos desde a saída da fazenda até o embarque. “O Brasil precisa vencer certos obstáculos para exportar cada vez mais”.
Pedro Matos, presidente do Comitê Técnico da Anec, abordou no painel Desafios das Controladoras de Embarque a questão do atendimento às regras dos países importadores, enquanto Eduardo Magalhães, coordenador geral da Certificação da Secretaria de Defesa Agropecuária, apresentou o E-Phyto, novo sistema eletrônico do certificado fitossanitário que pode ser compartilhado entre os países.
No painel Ferrovias na Logística da Exportação de Grãos, João Almeida, CEO da Ferrovia Interna do Porto de Santos, defendeu o transporte ferroviário como a avalancha impulsionadora para o crescimento sustentável no Porto de Santos. André Pessoa, presidente da Agroconsult, apresentou os cenários das commodities agrícolas para este ano.
Finalizando as palestras, Ronald Marangon, diretor-superintendente da Ecovias, apresentou novos projetos em desenvolvimento para a mobilidade logística da Baixada Santista com destaque para a terceira pista da Imigrantes, cujas projeções apontam início da construção em 2026 e término em 2031.
O 1º Santos Grain Day é resultado da parceria da Associação Comercial de Santos com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC). Tem patrocínio da Mediterranean Logística Aduaneira, da Expurga Guaçu, da Nikkey Controle de Pragas, e apoio da APROSOJA Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), AEXA (Associação dos Exportadores de Açúcar e Álcool), CECAFÉ (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), ANEA (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão), ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) e ABRAMILHO (Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo).