Na tarde de quarta-feira, 17 de julho, a sede da Associação Comercial de Santos foi palco do lançamento do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC).
Com o auditório lotado, o anfitrião da casa, Mauro Sammarco, deu as boas-vindas ao público presente e aproveitou a oportunidade para enaltecer o novo projeto liderado pelas mulheres. “Nada como a força das mulheres para encher este plenário em um dia tão importante. Hoje, preenchemos uma lacuna nesta instituição histórica ao criar um núcleo específico para as mulheres, que servirá de apoio e desenvolvimento não só para elas, mas também para a cidade. Esta iniciativa alinha-se com a missão da Associação Comercial de Santos de promover o crescimento e o desenvolvimento da nossa comunidade.”
Ao lado de autoridades, mulheres de destaque, amigos e familiares, a primeira-dama da ACS e presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Eliane Sammarco, subiu ao palco para abrir os trabalhos e apresentar o novo projeto, cujo principal objetivo é fortalecer e promover o empreendedorismo feminino e a cultura, proporcionando um espaço de apoio, troca de experiências e crescimento para as mulheres.
Em suas palavras, Eliane fez questão de destacar a importância da união e do apoio mútuo entre as mulheres para alcançar o sucesso no mundo dos negócios e na promoção cultural. Ela ressaltou que o CMEC será um espaço de troca de experiências, aprendizado e crescimento conjunto. “Estremos com as portas abertas e iremos disponibilizar cursos e palestras com a intenção de capacitar e qualificar essas mulheres para o mercado de trabalho. Vamos utilizar a ACS para dar todo o suporte.”
Um dos momentos especiais do evento foi o anúncio da madrinha do CMEC, Paula Bellizia, uma liderança nascida em Santos que possui mais de 30 anos de experiência em empresas multinacionais de tecnologia no Brasil e na América Latina, com passagem pela Microsoft. Atualmente, Paula preside a Global Payments no EBANX e atua como Chair do Conselho de Ação de Mulheres em Negócios, Diversidade e Inclusão do B20, onde contribui para a formulação de políticas públicas para o G20 sob a liderança do Brasil.
Paula relembrou momentos marcantes vividos em sua cidade natal e compartilhou a alegria de fazer parte deste grande projeto. “É um privilégio ser madrinha do CMEC. Como santista, cresci e fui educada aqui, então isso tem um significado especial. As mulheres já são a maioria na força de trabalho, mas ainda não recebem o reconhecimento e os salários que merecem. Espero inspirar as mulheres a acreditarem em si mesmas, em seus projetos e no impacto positivo que podem ter na sociedade."
Durante sua palestra, Paula também falou sobre sua trajetória e os desafios enfrentados, sobretudo em um mundo corporativo majoritariamente masculino, além de destacar a importância da tecnologia como ferramenta de inclusão e inovação. “A tecnologia é um meio poderoso para quebrar barreiras e abrir portas. É fundamental que mulheres estejam à frente dessa revolução”, disse Paula Bellizia.
Ao final do evento, o público presente teve a oportunidade de participar e tirar dúvidas através de perguntas, enriquecendo ainda mais o debate sobre o futuro do empreendedorismo feminino e da cultura na região.