A presidente do CMEC Santos (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), Eliane Sammarco, participou do lançamento do projeto Mulheres a Bordo, que defende a liderança e a equidade no setor aquaviário, nesta terça-feira (dia 29), no auditório do Grupo A Tribuna.
Durante o evento foi apresentada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) a 2ª pesquisa sobre Equidade de Gênero no Setor Aquaviário que apontou que 17,8% da mão de obra nos portos brasileiros é de mulheres, um crescimento de 0,5 ponto em relação ao levantamento anterior, de 2022.
“Ainda que seja pequeno, é um crescimento que precisa ser celebrado e ampliado com informação e conscientização de que é necessário abrir as portas para as mulheres não só neste setor como também nos demais. As empresas ganham muito com o perfil da mulher em suas equipes”, destacou Eliane.
Para a diretora da Antaq, Flávia Takafashi, o estudo é uma ferramenta estratégica para orientar políticas internas, estimular debates e impulsionar boas práticas nas empresas.
Cargos - Outros dados da pesquisa mostram uma variação da presença feminina de acordo com o cargo. Na direção, são 15%, nas gerências, 25%, enquanto nas funções administrativas atinge 40%. Porém, nos postos operacionais é menor, reforçando o estigma de que essas funções são essencialmente masculinas.
O projeto Mulheres a Bordo contará com uma coluna mensal em A Tribuna dedicada ao protagonismo feminino no setor portuário e marítimo. O lançamento da iniciativa contou também com a participação da secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, da superintendente de ESG e Inovação da Antaq, Cristina Castro, além de empresárias, advogadas e outras representantes do setor portuário.