A Associação Comercial de Santos (ACS) participou nos últimos dias 11 e 12 de reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em Brasília, para discussões e atualizações relativas aos Acordos Comerciais Internacionais, que são compromissos negociados entre países ou blocos econômicos para facilitar o comércio, reduzindo ou eliminando barreiras tarifárias e burocracia, o que resulta em maior acesso do Brasil a mercados e competitividade.
Segundo Anderson Santos, coordenador de certificações da ACS, o evento foi realizado pelo MDIC estritamente com as diversas entidades credenciadas e tinha por objetivo o alinhamento relacionado aos processos de emissão de Certificação de Origem diante das várias alterações e modernizações que o assunto passa.
Também foram abordados os acordos automotivos de países como México, Colômbia e Argentina, aplicação de múltiplos acordos com esses países, assim como os acordos em negociação pelo Brasil e o Certificado de Cumprimento de Política Tarifária Comum. Ainda foram realizados exercícios práticos elaborados pelo MDIC.
“A ACS sempre vem marcando presença em todas as reuniões e atualizações do Ministério e se mantém como uma referência nas emissões de Certificados de Origem, oferecendo excelência no assunto para as suas associadas e demais clientes que se utilizam desses serviços”, destacou Anderson.
