06 de novembro de 2014

Universidades definem linhas de pesquisa tecnológica na ACS - A Tribuna - 6/11/2014

Publicada em:

A Tribuna - 6/11/2014, página C-4, Economia

# Reunião com Petrobras discutirá distribuição para instituições de ensino, que serão parceiras do CTBS da estatal

DA REDAÇÃO

As universidades da Câmara Setorial de Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS) definiram as linhas de pesquisas de interesse da Petrobras para a prestação de serviços para a estatal no Centro Tecnológico da Baixada Santista (CTBS), em reunião realizada na ACS.

A Petrobras, por meio da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UOBS), encaminhou uma lista de 43 linhas de pesquisas de nove áreas: análises químicas, documentação, materiais, medição, meio ambiente, produtos químicos, saúde, termofluidodinâmica e treinamentos.

O coordenador da Câmara Setorial da Câmara Setorial de Instituições de Ensino da ACS, Edison Monteiro, disse que, após a Petrobras enviar a relação, as universidades tiveram duas semanas para identificarem as linhas em que cada uma teria expertise para desenvolver os trabalhos a serem prestados para a companhia.

A Unifesp se candidatou a 11 linhas de pesquisas, das quais duas definidas como exclusivas. A Unisanta se apresentou apta para 25 linhas, das quais cinco exclusivas. A Unip, para 20linhas, duas exclusivas. A Unimonte, para 17 linhas, três exclusivas. A Unimes, para cinco linhas, duas exclusivas. E a Unilus, para duas linhas, uma exclusiva.

A próxima etapa será uma reunião com a Petrobras, para que 28 linhas de pesquisas sejam distribuídas para nove universidades, cada uma oncorrendo de duas a cinco linhas.

Representantes das instituições Unisanta, Unip, Unimonte, Unifesp, Unimes e o Unilus participaram da reunião, realizada na última terça-feira.

PARCERIA

As universidades serão parceiras do CTBS da Petrobras, que será construído nas instalações do Centro de Atividades Integradas (Cais) ColégioSantista.

O CTBS terá inúmeras atividades operacionais e contará coma parceriadas universidades da região para apresentar soluções para as necessidades da empresa petrolífera.

Há uma série de serviços que podem ser executados pelas universidades para a Petrobras, em diversas áreas, como treinamento de pessoal, meio ambiente, projetos sociais e, principalmente, demandas de engenharia.

Confira a reprodução da matéria

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.