29 de setembro de 2014

Mobilidade urbana da região será discutida nesta terça-feira - Santos.sp.gov.br - 29/9/2014

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Santos.sp.gov.br - 29/9/2014

Os gargalos e as soluções para melhorar os deslocamentos dos moradores e turistas serão debatidos nesta terça-feira (30) no Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável da Baixada Santista. O evento promovido pela prefeitura e Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) será realizado a partir das 9h no auditório da Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137), reunindo gestores públicos, profissionais do setor e população em geral.

O seminário contará com a participação do prefeito Paulo Alexandre Barbosa; o presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes; o engenheiro e secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana de 2012 a 2014, Júlio Eduardo dos Santos; o consultor da S.Ejzenberg Engenharia, Sérgio Ejzemberg; e o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. O debate será mediado pelo jornalista Leopoldo Figueiredo, do Jornal A Tribuna, com questionamentos de outros profissionais da Imprensa local.

Investimentos

Entre os temas que serão abordados estão os investimentos públicos em andamento e previstos para a região, como a implementação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) entre Santos e São Vicente e do Veículo Leve Sobre Ônibus no Litoral Sul, a construção dos túneis ligando Santos a Guarujá e a São Vicente e o projeto de sistema de transporte hidroviário.

Exposição vai mostrar imagens feitas de bicicleta

As belezas vistas pelo ponto privilegiado da bicicleta e os contrapontos entre as cidades de Santos, Guarujá e Nova Iorque (Estados Unidos) estão retratados na exposição do projeto ‘Mais Bicicletas’, do arquiteto, fotógrafo e ciclista Fernando Alonso Garcia, 43 anos. A mostra pode ser conferida no Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável da Baixada Santista, a partir das 9 horas, na Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137, Centro).

Morador do Guarujá e coordenador de Planejamento de Projetos da CET em Santos, ele se desloca diariamente de bike para o trabalho desde 2010, após indicação médica sobre a necessidade de combater o sedentarismo. “Criei o projeto para ‘vender’ os benefícios de andar de bicicleta. Pedalando você vê coisas que não consegue se observar de carro. Quando encontro algo que me interessa, paro e fotografo”, conta Fernando, que pedala 18 km por dia. “Isto me trouxe benefícios como mais disposição física, melhora no trabalho, saúde e qualidade de vida”.

Cidade incentiva uso do transporte coletivo

De acordo com o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Antonio Carlos Silva Gonçalves, para atrair público ao transporte coletivo é preciso oferecer segurança, conforto e pontualidade. Neste sentido, a administração municipal está incentivando o uso do cartão transporte e disponibilizando veículos com ar-condicionado e internet grátis, além de site para monitoramento dos horários de chegadas dos ônibus.

“Também estamos ampliando as faixas de ônibus e fazendo a revisão dos pontos de parada. Outra medida importante será a troca do sistema de linhas circulares pelas linhas troncais, as quais terão rotas menores e vão reduzir o tempo de viagem”, explica Gonçalves. O futuro sistema troncal está em estudo e permitirá ao usuário fazer a baldeação, ou seja, trocar de linha pagando apenas uma tarifa com o bilhete eletrônico. O sistema também será integrado ao Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que tem início de operação previsto para 2015.

Faixas de ônibus

A prefeitura irá construir dois corredores de ônibus ligando a região Central à Zona Noroeste, com extensão total de 21 km, beneficiando os cerca de 100 mil moradores da área. Outra medida será a criação de faixas de ônibus em horário ampliado nas vias de grande movimento. Em breve, o modelo será adotado na Avenida Washington Luís (canal 3), entre a orla e a avenida Francisco Glicério. No trecho ficará proibido estacionar de segunda a sexta das 7h às 20h, para melhorar a fluidez, principalmente do transporte coletivo.

Ciclovias e bikes públicas em expansão

O meio que está se consolidando internacionalmente como alternativa de transporte saudável e não poluente, a bicicleta, tem atenção especial da cidade. São 33 quilômetros de ciclovias, sendo que mais 8,5 km estão em construção, totalizando mais de 40 km de pistas exclusivas para ciclistas. O Plano Cicloviário prevê que a cidade chegue a uma malha de 72,3 km.

O número de bicicletas públicas oferecidas pelo ‘Bike Santos’ também está em crescimento constante. No final de 2012, eram 20 estações (com 200 bicicletas) e 15.679 usuários cadastrados. Atualmente, o município possui 37 estações (370 bikes) e mais de 60 mil pessoas cadastradas. A Zona Noroeste foi uma das áreas beneficiadas com a expansão do sistema, e passou a contar com cinco estações (50 bikes) nas praças Bruno Barbosa, Jerônimo La Terza e Júlio Dantas, Sesi e Dale Coutinho.

Bike em alta

Mais de 44 mil pessoas se cadastraram no Bike Santos desde janeiro de 2013.

17 novas estações e mais 170 bikes acrescidas no mesmo período.

900 mil viagens realizadas de novembro de 2012 até julho de 2014

Ciclovias em construção:

Rua São Bento – 300 metros

Rua João Pessoa – 1.750 m

Canal 4 – 2.750 m

Canal 5 – 1.950 m

Canal 6 – 1.800 m

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