01 de agosto de 2014

Estrangeiros concluem curso de café em Santos - A Tribuna - 1.º/8/2014

Publicada em:

A Tribuna - 1.º/8/2014, página C-1, Economia

# ACS forma mão de obra para setor cafeeiro

LUCAS KREMPEL

DA REDAÇÃO

Sete japoneses, um vietnamita, um taiwanês, um suíço e oito brasileiros receberam certificações da Associação Comercial de Santos (ACS), após a conclusão do Curso de Classificação e Degustação de Café. A marca de dez estrangeiros na 56.ª edição comprova o reconhecimento internacional de um dos principais centros de formação do setor cafeeiro no mundo.

Na cerimônia de entrega dos certificados, a japonesa Yoko Yataka, da empresa UCC Ueshima, destacou a importância de participar do curso em Santos. “Foi uma oportunidade de conhecer novas pessoas, aprender mais sobre café. Como trabalho na indústria de café, tinha a intenção de melhorar o meu conhecimento. É bastante valorizado porque no Japão se consome muito o café brasileiro. O fato de estar aqui é muito proveitoso”.

Yoko mostrou muita desenvoltura durante a cerimônia. Assumiu a função de porta-voz dos japoneses e até discursou em português. Agradeceu a organização do curso, os professores e transmitiu o sentimento de aprovação dos seus compatriotas.

Natural de Taguaí, no Interior de São Paulo, o técnico radiologista Luiz Saulo Gabriel afirma que pretende investir na profissão após a conclusão do curso na ACS. “Já tenho meu trabalho, mas me interessei muito por essa área. Gostaria de acrescentar essas funções no meu dia a dia”.

Candido Mattar Ribeiro Filho, um dos professores do curso, disse que bateu o recorde de degustação nessa edição. “Foram mais de 763 xícaras provadas nas últimas semanas”.

Além de Ribeiro Filho, o curso de Classificação e Degustação também teve como professor o especialista Nilton Ribeiro.

Para traduzir as aulas do português para o japonês e vice-versa, os alunos contaram com a tradutora Sayoko Nakai. O curso foi supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 800 alunos já foram habilitados.

Confira a reprodução da notícia

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.