25 de junho de 2015

Empresários sugerem criar fórum e grupo sobre portos - A Tribuna - 25/6/2015

Publicada em: A Tribuna - http://www.atribuna.com.br/ - 25/6/2015, página A-4, Cidades

# Propostas foram expostas ao vice-governador, Márcio França, em reunião na Capital

THAÍS LYRA

ENVIADA A SÃO PAULO

A criação de um fórum permanente de discussão entre Poder Público e empresariado da região sobre os problemas da Baixada Santista e de um setor, no Estado, que cuide dos portos será realidade em breve. As propostas foram levadas por empresários integrantes da Associação Comercial de Santos  (ACS), ontem, na Capital, ao vice-governador, Márcio França (PSB).

A reunião ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e, além do grupo ligado à iniciativa privada, contou com a presença do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), e do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudio Valverde – o titular da pasta é o vice-governador.

A delegação, que levou pedidos e sugestões, saiu animada da reunião. Todos foram ouvidos por França, que pretende promover um seminário com a presença de empresários da Baixada Santista, de deputados federais e estaduais e prefeitos da região. “Em 30 anos como político, nunca vi uma associação comercial tão articulada, com essa capacidade de mobilização”, disse o vice-governador.

Segundo ele, os empresários devem ser ouvidos sempre, mas especialmente em momentos de crise. “O Governo decide a partir da boa pressão. Temos  que dar confiança em quem pretende investir, e é natural que os empresários queiram participar das decisões e saber o que vai acontecer nos próximos anos”.

DESTAQUE

Para o presidente da Associação Comercial e da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, a ideia é dar voz aos empresários. “Muitas das colocações são de conhecimento do vice-governador, que é da nossa região”. Na opinião de Santini, está na hora de a Baixada ter o reconhecimento que merece. “Várias ideias surgiram, e foi um dia muito importante para o grupo se posicionar”.

O diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, destaca a união dos empresários para desenvolver a região metropolitana. “O próximo passo é outro encontro e já convocar os deputados federais e estaduais, para dar suporte aos prefeitos da região”.

O prefeito de Santos acredita que a Baixada esteja no caminho certo, pois projetos que se arrastam há anos finalmente se tornarão realidade, como o

Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). “Representa um projeto irreversível e, depois de anos, teremos esse modal de transporte”, declarou Paulo Alexandre Barbosa.

Ele mencionou, também, outras intervenções importantes, cobradas pelo grupo que saiu de Santos, a serem postas em prática nos próximos anos. “O túnel Santos-Guarujá, as obras da entrada da Cidade, prioridade absoluta. As grandes intervenções estão sendo viabilizadas”.

 


 

# Propostas e resultados

“Os empresários da região merecem lugar de destaque no Estado. Foram muitas propostas e um encontro bem positivo. Um dia muito importante”

Roberto Clemente Santini, presidente da Associação Comercial de Santos e diretor-presidente da TV Tribuna

---------

“Nenhum prefeito vai conseguir desenvolver a cidade sozinho. Ele precisa dos empresários, dos deputados. A força de todos juntos tem muito mais peso”

Marcos Clemente Santini, diretor-presidente de A Tribuna

---------

“Achei essa iniciativa muito positiva. É muito importante criar um fórum regional com a participação do empresariado nas decisões”

Cláudio Valverde, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado

---------

“Devido à importância do Porto de Santos, seria importante não termos diálogo apenas com o Governo Federal, mas do Estado”

Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) e CEO da Santos Brasil

---------

“Minha preocupação é criar infraestrutura para região metropolitana. Deve-se estabelecer um grande projeto que atenda todas as cidades, em diálogo entre as prefeituras, Estado e União”

Armênio Mendes, diretor do Grupo Mendes

---------

“Nós nos organizamos e estabelecemos uma governança. A grande conquista é uma agenda para que grandes projetos regionais sejam trabalhados

de forma sistemática”

Marcos Medina Leite, reitor da Universidade Católica de Santos (UniSantos

 


 

Confira a capa de A Tribuna com chamada para a notícia

Confira a reprodução da notícia

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.