19 de julho de 2013

Diretor da 2.ª empresa de café mais antiga do mundo visita a Associação Comercial de Santos / Revista Cafeicultura / 19/07/2013

Publicado em:

Revista Cafeicultura / 19/07/2013

O diretor Daniele Talso, da Aziende Riunite Caffè (ARC), da Itália, a segunda empresa de café mais antiga do mundo, fundada em 1856, fez visita à Associação Comercial de Santos (ACS) na manhã desta sexta-feira, 19 de julho de 2013.

Talso, que encerrou em Santos viagem de visita a exportadores brasileiros e a fazendas de café, veio acompanhado de Paulo de Oliveira Santos, gerente geral do escritório santista da Aziende e também gerente geral da exportadora de cafés Eurobrasil, representante da ARC.

Ambos foram recepcionados pelo diretor Ronaldo Taboada, 1.º secretário da Associação Comercial de Santos, que mostrou as instalações para os visitantes. A ACS fica na Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico.

A visita ao Brasil foi agendada por Talso em vista da alta qualidade do café brasileiro. "A nossa empresa atua principalmente no mercado italiano, onde vende cerca de 50% dos seus produtos e os demais 50% para outros países – em um volume total correspondente a 1 milhão de sacas por ano. Nós somos reconhecidos sobretudo pelo trabalho com cafés finos". O site pode ser conferido em: http://www.riunitecaffe.com/

Sobre a escolha de Talso para conhecer a Associação Comercial de Santos, Taboada lembrou a relevância da entidade. "É sempre muito importante receber a visita de renomados compradores internacionais de café, o que demonstra o grande interesse pelo nosso ouro verde, ante o avanço da qualidade e da sustentabilidade das lavouras brasileiras".

Taboada recordou ainda a tradição da Aziende e da Associação Comercial de Santos no mercado cafeeiro. A Aziende começou as atividades em 1856, em Trieste, na Itália, um dos mais importantes canais de comércio do Mediterrâneo para a Europa e, após a Segunda Guerra Mundial, a empresa transferiu a matriz para Milão.

Quanto à Associação Comercial de Santos, foi fundada em 1870, quando empreendedores criaram a entidade para representar os interesses do comércio e indústria, em especial do café - é a mais antiga associação comercial do Estado de São Paulo e a quinta do Brasil.

Talso, antes de vir a Santos, foi a exportadores e a fazendas de café, em São João da Boa Vista, Sales Oliveira, Altinópolis, Franca (São Paulo), São Sebastião do Paraíso, Guaxupé e Poços de Caldas (Minas Gerais).

Na Associação Comercial de Santos, os visitantes conheceram a Sala de Classificação e Prova de Cafés, no 3.º andar, onde foram recebidos pelo classificador e degustador Onivaldo Ruas, o Geleia, da ACS.

 

No 2.º andar, na Sala da Presidência, Talso ofereceu o livro "Coffee - Classification, Cuptasting, Roasting" e "Il Caffè - Classificazione, Assaggio, Tostatura" (Café - Classificação, Degustação, Torrefação), de Gian Luigi Nora, editado pela Aziende - um exemplar em inglês e outro em italiano. A obra ficará à disposição para consulta na Biblioteca da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 129.

O visitante ofereceu também folhetos da Aziende, em inglês, para os 16 alunos japoneses, mais um espanhol e um brasileiro, alunos do 54.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, que começou em 1.º de julho e terminará em 25 de julho de 2013.

Taboada brindou cada visitante com uma caneta e um folheto da Associação Comercial de Santos.

Talso assinou o Livro de Ouro da Associação Comercial de Santos, de visitantes,  que foi aberto em 1875, pelo imperador Dom Pedro II. Em inglês, Talso escreveu:

"To the friends of Associação Comercial de Santos for their clever initiative of develop coffee knowledge around the world. Good luck!!!"

Eis a tradução do texto para o português:

"Para os amigos da Associação Comercial de Santos pela iniciativa inteligente de desenvolver o conhecimento de café em todo o mundo. Boa sorte!!!"

No 1.º andar, os visitantes conheceram o Auditório, onde fica a Galeria de Ex-Presidentes da Associação Comercial de Santos. O primeiro presidente foi o comendador Nicolau Vergueiro, um dos fundadores da entidade.

Confira a reprodução da notícia

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.