06 de fevereiro de 2014

Condepasa aclama presidente / Diário Oficial de Santos - 6/2/2014

Publicada em: Diário Oficial de Santos - 6/2/2014

O arquiteto Bechara Abdalla Pestana Neves, representante do Gabinete do Prefeito, é o presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) para o biênio 2014/2016. A vice-presidência fica a cargo de Marcio Borchia Nacif, representando a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos. A aclamação ocorreu no último dia 31, em reunião do colegiado realizada no Miss (Museu da Imagem e do Som de Santos), no Centro de Cultura Patrícia Galvão.

“A atuação do Condepasa tem sido importantíssima para a revitalização e conservação do patrimônio histórico. Hoje, imóveis como o Teatro Guarany, Teatro Coliseu e a Casa da Frontaria Azulejada estão recuperados e em uso. No entanto, depois de dez anos de criação do projeto Alegra Centro, completados no ano passado, creio que seja o momento de rever quais os pontos positivos e os entraves até aqui. Fazendo essa análise, juntamente com a prefeitura, poderemos encontrar o equilíbrio entre a preservação e os avanços em nossa cidade”, diz Bechara.

A relação com todos os nomes dos conselheiros, de seus suplentes e das instituições que representam foi publicada no dia 28, no Diário Oficial, com o decreto nº 6.689.

Alteração na composição

Buscando aumentar a representação da sociedade civil no colegiado, um projeto de lei com alteração na composição do Condepasa foi encaminhado à Câmara pela Secretaria de Cultura (Secult).

“O projeto também substitui alguns dos atuais membros. O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephat) e a Associação Centro Vivo, que alegam não dispor de pessoal para integrar o conselho, deixam oficialmente o órgão, assim como a Secretaria Municipal de Defesa da Cidadania, que será substituída pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano”, explica o secretário de Cultura, Raul Christiano.

Já os novos integrantes da sociedade civil são o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo e a Associação Comercial de Santos. “São setores importantes, que hoje não estão representados no conselho”.

---------------------------------

Confira a reprodução da notícia na versão impressa

Confira a reprodução da notícia na versão online

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.