01 de setembro de 2014

Comitiva do Santos Export inicia hoje visita ao Porto de Roterdã - A Tribuna - 1.º/9/2014

Publicada em:

A Tribuna - 1.º/9/2014, página C-1, Porto & Mar

# Empresários e autoridades irão até o complexo portuário, em evento do Sistema A Tribuna de Comunicação

LEOPOLDO FIGUEIREDO

ENVIADO ESPECIAL A ROTERDÃ

Empresários e autoridades do Porto de Santos iniciam hoje uma visita técnica ao maior complexoportuário do Ocidente, o de Roterdã, na Holanda.

Durante a viagem, eles vão conhecer o novo conjunto de terminais de águas profundas do porto holandês, o Maasvlakte 2, construído sobre uma área aterrada na costa da nação europeia.

Também terão reuniões com executivos locais sobre sua política de dragagem, estratégias de negócios e as parcerias firmadas com universidades da região, a fim de equacionar problemas logísticos e programar seu desenvolvimento nas próximas décadas.

A visita complementa a programação da edição deste ano do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, organizado pelo Sistema A Tribuna de Comunicação e pela Una Marketing de Eventos nos últimos dias 12 e 13, em Guarujá.

O grupo brasileiro é formado por executivos e consultores de terminais portuários, diretores de associações empresariais e prestadores de serviço. Autoridades também participam. Entre eles, estão o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq, o órgão regulador do setor), Mário Povia, o presidente da Companhia

Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos), Angelino Caputo e Oliveira, e a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito.

Pela segunda vez, uma comitiva do Santos Export visita o Porto de Roterdã. A primeira ocorreu em 2005. Agora, após nove anos, será possível averiguar o quanto o complexo holandês evoluiu e como os projetos apresentados na década passada se desenvolveram.

A programação da visita tem início às 8 horas (no horário local, 3 horas no horário de Brasília), com o grupo sendo recebido pelo presidente da autoridade portuária, Allard Castelein, no edifício-sede da empresa, o World Port Center. O imóvel fica às margens do canal de navegação, o Rio Maas.

Na sequência, estão previstas apresentações sobre o porto e seus projetos de negócios. Inicialmente, o chefe do escritório de Relações Externas do porto, Frans van Keulen, fará uma explanação sobre o complexo marítimo, com ênfase no novo conjunto de terminais de águas profundas, o Maasvlakte 2, no programadedragagemenasoperações do centro de coordenação, que supervisiona o tráfego aquaviário na região.

Um dos empreendimentos portuários mais arrojados do mundo, Maasvlakte 2 é a nova área de expansão do complexo holandês. Foi erguida a partir do aterro de uma superfície de 7 quilômetros quadrados na foz do Rio Maas, ampliando em 20% a área do complexo (é quase a dimensão do Porto de Santos, que ocupa 7,8 quilômetros quadrados). Fica rente ao Maasvlakte I, o primeiro aterro portuário da região e que foi visitado pela equipe do Santos Export em 2005.

As obras do Maasvlakte 2 começaram em 1 de setembro de 2008 e essa fase inicial de 7 quilômetros quadrados foi entregue em 22 de maio do ano passado. Seu custo ficou € 150 milhões abaixo do previsto (€ 1,7 bilhão). A primeira operação – o transbordo (passagem) de um carregamento de derivados de petróleo entre dois navios – aconteceu em 16 de junho deste ano. Os embarques e desembarques iniciais estão previstos para o final deste ano, com o início das atividades de um terminal de contêineres.

Na nova área de expansão, está prevista a implantação de três instalações destinadas a navios conteineiros. Elas poderão embarcar ou desembarcar 11,5 milhões TEU anuais, quase o mesmo total escoado pelo porto no ano passado, 11,6 milhões TEU. Considerando todas as cargas, o complexo respondeu por 440,5 milhões de toneladas. Com esses resultados, conforme levantamento da Autoridade Portuária, Roterdã registrou a 11ª maior operação de contêineres do mundo e a 8ª maior movimentação geral de cargas. Em 2013, Santos contabilizou 114 milhões de toneladas, com 3,44 milhões TEU.

NEGÓCIOS

Ainda nesta manhã, a comitiva do Santos Export conhecerá as estratégias de negócios do complexo envolvendo o transporte de alimentos e refrigerados, as atividades de terminais terrestres e investimentos internacionais – neste caso, a participação do Port of Rotterdam International (empresada Autoridade Portuária voltada a operações em outros países) na construção de um complexo privado em Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Espírito Santo.

A agenda em Roterdã continua amanhã. Na quarta-feira, a comitiva do Santos Export segue para a Alemanha. Nesse país, no dia seguinte, visitará um dos principais portos fluviais da Europa, o de Duisburg, conhecido por suas operações intermodais, integrando os transportes hidroviários (barcaças), ferroviário e rodoviário.

# Participantes

A comitiva do Santos Export é composta por alguns dos principais executivos dos terminais portuários e das companhias prestadoras de serviço na Baixada Santista. Há dirigentes de instalações de contêineres e passageiros, da Praticagem de São Paulo.

Também participam representantes de associações empresariais, como a Centronave (Centro Nacional de Navegação, que reúne os armadores em atuação no Brasil), a Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), a Associação Brasileira de Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC) e a Associação Comercial de Santos (ACS).

Entre as autoridades, estão o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia, o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo e Oliveira, e a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito.

Ainda integram o grupo diretores do SistemaA Tribuna de Comunicação e da Una Marketing de Eventos.

# Missão

A visita de autoridades e empresários do Porto de Santos a Roterdã (Holanda) e Duisburg (Alemanha) faz parte da programação da edição deste ano do Santos Export.

Promovido pelo Sistema A Tribuna de Comunicação e pela Una Marketing de Eventos, o seminário aconteceu em 12 e 13 deste mês, em Guarujá. Esta é a primeira vez que haverá o retorno a um complexo portuário.

Em 2005, quando as atividades do fórum passaram a ser complementadas com uma viagem a portos estrangeiros, os destinos foram Le Havre (França) e Roterdã.

A ideia é observar o quanto o complexo holandês evoluiu e como seus projetos se desenvolveram.

Nestes nove anos, já foram visitados complexos da América do Norte (Houston, Los Angeles, Long Beach, Miami e Seattle, nos Estados Unidos, e Vancouver, no Canadá), da América Central (o Canal do Panamá e Colón, no mesmo país), da Europa (Southampton, na Inglaterra, Barcelona, na Espanha, Gênova, na Itália, Hamburgo, na Alemanha, Copenhague, na Dinamarca), da Ásia (Xangai, Shenzhen, Ningbo e Hong Kong, na China) e do Oriente Médio (Jebel Ali, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos).

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