10 de agosto de 2015

Abertura do Santos Export destaca importância de visita técnica no Porto - A Tribuna On-line - 10/8/2015

Publicada em: A Tribuna On-line - http://www.atribuna.com.br/ - 10/8/2015

# O evento começou com um minuto de silêncio em homenagem ao vereador Marcus de Rossis

DE A TRIBUNA ON-LINE

Com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais e empresários, a cerimônia de abertura oficial da 13ª edição do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos aconteceu no início da noite desta segunda-feira (10).

O evento começou com um minuto de silêncio em homenagem ao vereador Marcus de Rossis, presidente da Câmara de Santos, que morreu no último sábado (8), e ao ex-candidato à presidência Eduardo Campos, vítima de acidente aéreo, cuja morte completa um ano nesta quinta-feira (13).

O diretor-presidente da TV Tribuna e presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Roberto Clemente Santini, abriu a cerimônia.

Um vídeo mostrando a importância do Porto de Santos, responsável por um terço da balança comercial brasileira, foi exibido, destacando os gargalos logísticos que dificultam o maior crescimento do complexo portuário. "É preciso vontade política. É preciso que cada um cumpra a sua parte. Que assim seja, na velocidade que o Porto de Santos e o Brasil necessitam", disse Santini.

Presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara, a deputada federal Clarissa Garotinho destacou a importância da visita técnica ao Porto de Santos, realizada na manhã desta segunda-feira. "Nove deputados federais passaram o dia verificando os gargalos, dificuldades e projetos de acesso acesso ao Porto que estão em desenvolvimento por município, Estado e Governo Federal".

Entre os projetos mais importantes estão o Mergulhão, a reestruturação da Entrada da Cidade, a dragagem de aprofundamento, a ligação seca entre as margens direita e esquerda do Porto e o cruzamento rodoferroviário.

Clarissa cobrou visão integrada de todas as partes envolvidas no Porto. "Não podemos pensar isoladamente. Tudo precisa ser pensado em conjunto para ter um resultado econômico positivo".

Em vistoria, deputados buscam identificar e estabelecer prioridades do PortoMarcio França destaca discussões e conquistas por meio do Santos ExportAtividades portuárias devem ser privatizadas ao máximo, diz Beto Mansur

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, discursou na cerimônia de abertura da 13ª edição do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos e cobrou descentralização do Porto.

"Não há porto moderno, desenvolvido e eficiente no mundo que não tenha participação direta do poder local. O cidadão vive no município", disse, salientando que é preciso pensar a expansão portuária em conjunto com a preservação da qualidade de vida dos moradores das cidades. "Não tem sentido Santos, Guarujá, Cubatão e o Estado de São Paulo ficarem alijados da gestão do Porto".

Em sua fala, Barbosa citou o avanço do projeto na reestruturação da Entrada da Cidade. "Esperamos que, na próxima edição do evento, estejamos com as obras em andamento".

O prefeito de Santos ainda cobrou mais investimentos do Governo Federal no Porto.

 


 

Confira a reprodução da notícia

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.