02 de maio de 2025
CMEC participa do lançamento do projeto Mulheres a Bordo
A presidente do CMEC Santos (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), Eliane Sammarco, participou do lançamento do projeto Mulheres a Bordo, que defende a liderança e a equidade no setor aquaviário, nesta terça-feira (dia 29), no auditório do Grupo A Tribuna.
Durante o evento foi apresentada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) a 2ª pesquisa sobre Equidade de Gênero no Setor Aquaviário que apontou que 17,8% da mão de obra nos portos brasileiros é de mulheres, um crescimento de 0,5 ponto em relação ao levantamento anterior, de 2022.
“Ainda que seja pequeno, é um crescimento que precisa ser celebrado e ampliado com informação e conscientização de que é necessário abrir as portas para as mulheres não só neste setor como também nos demais. As empresas ganham muito com o perfil da mulher em suas equipes”, destacou Eliane.
Para a diretora da Antaq, Flávia Takafashi, o estudo é uma ferramenta estratégica para orientar políticas internas, estimular debates e impulsionar boas práticas nas empresas.
Cargos - Outros dados da pesquisa mostram uma variação da presença feminina de acordo com o cargo. Na direção, são 15%, nas gerências, 25%, enquanto nas funções administrativas atinge 40%. Porém, nos postos operacionais é menor, reforçando o estigma de que essas funções são essencialmente masculinas.
O projeto Mulheres a Bordo contará com uma coluna mensal em A Tribuna dedicada ao protagonismo feminino no setor portuário e marítimo. O lançamento da iniciativa contou também com a participação da secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, da superintendente de ESG e Inovação da Antaq, Cristina Castro, além de empresárias, advogadas e outras representantes do setor portuário.
Notícias relacionadas

09 de maio de 2025
CMEC Santos participa do Mãe Summit 2025

15 de abril de 2025
CMEC inicia construção do selo para empresas que apoiam o empreendedorismo e políticas de equidade de gênero

27 de março de 2025