Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

15/03/2012

USP aparece no ‘top 100’ das melhores universidades do mundo

Ranking da Times Higher Education é feito a partir da opinião de acadêmicos. Universidade de São Paulo está na faixa do 61.º ao 70.º lugar.

Do G1, em São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) aparece entre as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo em reputação no meio acadêmico, segundo o ranking divulgado nesta quinta-feira (15) pela instituição londrina Times Higher Education (THE). O ranking foi montado a partir de uma pesquisa com mais de 17,5 mil professores convidados de 137 países. Única universidade brasileira entre o “top 100” do ranking, a USP aparece na faixa entre o 61º e o 70º lugar.

O resultado mostra uma evolução da USP no ranking. No ano passado, nenhuma instituição brasileira apareceu entre as 100 melhores na lista que leva em conta a reputação da universidade entre os pesquisadores do meio acadêmico. A USP já havia aparecido com destaque em outro ranking produzido pela THE, o ranking mundial das universidades, quando apareceu em 178º lugar.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, obteve a pontuação máxima no ranking divulgado nesta quinta-feira. A pesquisa pediu aos acadêmicos experientes para destacar o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa em seus próprios campos. Harvard obteve 100 pontos. As outras cinco melhores classificadas foram Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT (EUA); Universidade de Cambridge (Reino Unido); Universidade Stanford (EUA), Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA); e Universidade de Oxford (Reino Unido).

Veja as 10 primeiras universidades no ranking  de melhor reputação

1.º) Universidade de Harvard - EUA = 100,0
2.º) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) - EUA = 87,2
3.º) Universidade de Cambridge - Reino Unido = 80,7
4.º) Universidade da Stanford  - EUA = 72,1
5.º) Universidade de Califórnia, Berkeley - EUA = 71,6
6.º) Universidade de Oxford - Reino Unido = 71,2
7.º) Universidade de Princeton - EUA = 37,9
8.º) Universidade de Tóquio - Japão = 35,6
9.º) Universidade da Califórnia, Los Angeles - EUA = 33,8
10.º) Universidade de Yale - EUA = 32,4
61.º-70.º) Universidade de São Paulo - Brasil = Não disponível
Fonte: Times Higher Education, Top Universities by Reputation 2011

Os Estados Unidos têm 44 instituições na lista das 100 melhores. O Reino Unido tem dez universidades na lista. A presença de instituições do Japão, Cingapura, Hong Kong, China, Coreia do Sul e Taiwan no “top 100”mostra a evolução da educação superior asiática.

Além da USP, aparecem como novidades na lista a Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, e a Middle East Technical University, da Turquia.

Fonte: G1 - 15/3/2012

Voltar

Leia também

Câmara de Tecnologia & Inovação: Novo nome

Nova coordenação do Núcleo Jovem toma posse e anuncia projetos para desenvolvimento da ACS

CAFÉ: Pressão no financeiro: Café acompanha dia de baixas e recua mais de 400 pontos em Nova York

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.