Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

20/06/2012

Universidades concluem propostas de laboratórios de petróleo a serem enviadas para a Petrobras – Jornal da Orla – 20/6/2012

Publicada em:
Site do Jornal da Orla, 20/6/2012, quarta-feira

Representantes de universidades públicas e particulares concluíram as propostas de 9 laboratórios de pesquisa a serem encaminhadas para aprovação por parte da diretoria do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, no Rio de Janeiro. O documento foi finalizado em reunião realizada na manhã e tarde desta terça-feira, 19 de junho de 2012, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico. O objetivo é criar o Centro de Pesquisa Tecnológica em Petróleo e Gás da Baixada Santista (Cenpeg/BS), com o apoio da Petrobras e das universidades.

Elisio Caetano, do Cenpes do Rio, antecipou que o Cenpeg "será um centro ímpar em termos de Brasil e não tem redundância com outros no País". Ele afirmou que "a Associação Comercial de Santos propicia a integração entre todos os agentes envolvidos na criação do núcleo de pesquisas". Um dos objetivos do Cenpeg "é propiciar que Santos não seja apenas uma cidade do porto, mas de geração de conhecimento de petróleo e gás".

Edison Monteiro, coordenador da Câmara Setorial de Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos e 1.º suplente da Diretoria Executiva da ACS, avaliou o encontro como fundamental. "Foi uma reunião importantíssima, pois fechou o ciclo para criar o Cenpeg. O documento final será encaminhado à diretoria do Cenpes da Petrobras".

Entre as universidades privadas participantes, estão a Universidade Paulista (Unip), Universidade Católica de Santos (UniSantos), Universidade Santa Cecília (Unisanta), Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), todas associadas da Câmara Setorial de Instituições de Ensino da Associação Comercial. Entre as públicas, fazem parte do projeto a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Caetano lembrou que o Cenpeg é concebido pela Petrobras em parceria com as universidades. "Ele representará um novo paradigma no Brasil, pois terá múltiplas instituições universitárias, públicas e privadas, que atuam de forma sinérgica. Além disso, será multitemático, com a proposta de integrar pessoas". Ele declarou que um objetivo é sempre manter a dimensão humana e por isso envolve, por exemplo, profissionais como médicos, psicólogos e pedagagos. "Precisamos ter em vista o homem que trabalha nas plataformas de petróleo, em ambiente confinado e em alto-mar".

Em relação ao projeto executivo do Cenpeg, Caetano adiantou que a expectativa é que fique pronto no decorrer de 2013. "O projeto conterá todas as informações necessárias para tomar decisões. Haverá, por exemplo, dados sobre o projeto arquitetônico, a descrição dos laboratórios, as linhas de pesquisa e sobre a população, tanto a residente, quanto a flutuante".

Confira a reprodução da notícia

Voltar

Leia também

Auditores fiscais de Santos passam por capacitação em congresso, PREFEITURA DE SANTOS, 26/09/2022

CAFÉ: Após baixas, café abre semana monitorando financeiro e chuvas no BR, mas com poucas variações em NY

ELEIÇÕES: Abstenção pode ser decisiva ao resultado eleitoral

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.