Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

13/02/2012

Sepetiba quer crescer – Netmarinha – 13/2/2012

Publicada em:
Netmarinha, 13/2/2012, segunda-feira, coluna Sergio Barreto Motta
www.netmarinha.com.br

SEPETIBA QUER CRESCER

Sergio Barreto Motta

smotta@centroin.com.br
 
Sepetiba Tecon, o terminal de containeres do porto de Itaguaí (RJ) movimentou, no ano passado, 310 mil TEUs (containeres de 20 pés ou equivalentes), o que corresponde, exatamente, ao movimento de 2008. Portanto, não há muito que se comemorar por lá. Para o futuro, no entanto, as perspectivas são excelentes, conforme demonstrou o diretor comercial Marcelo Tancredo, em palestra na Associação Comercial de Santos.
 
Graças a dois planos de expansão, a serem concluídos em 2013, a capacidade de movimentação irá pular para 1,3 milhão de TEUs. Itaguaí já tem profundidade de 15,5 metros, o que fez com que o Cosco Vietnam, maior navio de containeres que já atracou no país, com capacidade para 8.500 unidades, tenha escalado o terminal - do mesmo modo que Portos como Santos e Itajaí.
 
O terminal quer atrair produtos como aço, café, algodão, açúcar, químicos e auto-partes. Com a nova expansão, seu cais, hoje de 810 metros, irá a 1.070 metros. Já optam pelo terminal armadores como Aliança, Hamburg Sud, MSC, CSAV, Happag Lloyd, Maersk Line, Login, Libra e CMA-CGM.
 
O porto está a 493 km de Belo Horizonte e 420 km de São Paulo. Sua área é de 400 mil metros quadrados. Bem perto estão Usiminas, estaleiro da Marinha, Nuclep, IMPA, Wartzila, CSN, Petrobras, Rolls-Royce, Gerdau e CSA-Thyssen.

Confira a reprodução da nota

Voltar

Leia também

CAFÉ: Assinado o novo Acordo Internacional do Café com contribuições de representantes da cadeia de café do Brasil

CAFÉ: Depois de queda expressiva, arábica e conilon voltam a subir nesta 6ª feira

ELEIÇÕES: Cai número de votos nulos e em branco na Baixada

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.