08/01/2011

Restaurantes da região se unem para economizar gastos – A Tribuna – 8/1/2011

Publicado em:
www.atribuna.com.br, em 8/1/2011

Marcelo Santos

Concorrentes perante a clientela, mas unidos em objetivos comuns, proprietários de 17 restaurantes da região completaram dois anos de mudanças na gestão de seus negócios, desde a cozinha até o caixa.

São pizzarias, churrascarias, bares e empórios e casas com cozinhas de diversas nacionalidades que não só enfrentam gargalos da economia brasileira, como a falta de mão de obra capacitada, como querem adotar novas tendências de marketing e fidelização de clientes.

O grupo se uniu na Liga Gourmet. Juntos, os 17 estabelecimentos contabilizam 434 empregos diretos e faturaram, no ano passado, R$ 25 milhões. A meta é atingir R$ 30 milhões em 2011, um salto de 20%.

O empresário José Paiva, do restaurante português Quinta da XV, no Centro de Santos, conta que o grupo surgiu a partir do Projeto Empreender, um programa do Sebrae com a Federação das Associações Comerciais).

O Sebrae da Baixada Santista se uniu à Associação Comercial de Santos (ACS) e buscou adesões. A proposta era utilizar o conceito do associativismo nos restaurantes. Unidos, eles podem fazer compras conjuntas, trocar ideias de gestão e reduzir custos. “No início éramos 20 estabelecimentos, mas houve uma filtragem e inauguramos (a liga) com oito”, conta ele.

Confira a reprodução da notícia
Voltar

Leia também

Deputada leva à ANS pleito da Associação Comercial de Santos, Diário do Litoral, 21/10/2021

Associação Comercial de Santos promove agenda de sustentabilidade no próximo dia 28

CAFÉ: Exportação dos Cafés do Brasil atinge 29,7 milhões de sacas no acumulado de nove meses

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.