Publicado em:
www.atribuna.com.br, em 8/1/2011
Marcelo Santos
Concorrentes perante a clientela, mas unidos em objetivos comuns, proprietários de 17 restaurantes da região completaram dois anos de mudanças na gestão de seus negócios, desde a cozinha até o caixa.
São pizzarias, churrascarias, bares e empórios e casas com cozinhas de diversas nacionalidades que não só enfrentam gargalos da economia brasileira, como a falta de mão de obra capacitada, como querem adotar novas tendências de marketing e fidelização de clientes.
O grupo se uniu na Liga Gourmet. Juntos, os 17 estabelecimentos contabilizam 434 empregos diretos e faturaram, no ano passado, R$ 25 milhões. A meta é atingir R$ 30 milhões em 2011, um salto de 20%.
O empresário José Paiva, do restaurante português Quinta da XV, no Centro de Santos, conta que o grupo surgiu a partir do Projeto Empreender, um programa do Sebrae com a Federação das Associações Comerciais).
O Sebrae da Baixada Santista se uniu à Associação Comercial de Santos (ACS) e buscou adesões. A proposta era utilizar o conceito do associativismo nos restaurantes. Unidos, eles podem fazer compras conjuntas, trocar ideias de gestão e reduzir custos. “No início éramos 20 estabelecimentos, mas houve uma filtragem e inauguramos (a liga) com oito”, conta ele.
Confira a reprodução da notícia
08/01/2011