16 de outubro de 2025
Abertura da 17ª edição da Tarrafa Literária presta homenagem a Giselda Laporta Nicolelis, ícone da literatura infantojuvenil
Com patrocínio do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Santos (CMEC Santos), a 17ª edição do Festival Tarrafa Literária foi aberta na noite desta quarta-feira (15), no Teatro Municipal Braz Cubas, com homenagem à escritora brasileira Giselda Laporta Nicolelis.
A homenageada é autora de clássicos infantojuvenis como O mistério mora ao lado, Como é duro ser diferente e Há sempre um sol. Com 87 anos, Giselda foi representada pelo filho, o médico e cientista Miguel Nicolelis, na cerimônia de abertura.
“Homenagear Giselda Laporta Nicolelis é reconhecer uma trajetória fundamental da literatura infantojuvenil brasileira, que formou gerações de leitores e segue inspirando novas histórias”, comenta José Luiz Tahan, livreiro e idealizador da Tarrafa.
Logo após a cerimônia à escritora, o público acompanhou a peça O Céu da Língua, apresentada pelo ator Gregório Duvivier.
A Tarrafa Literária está entre os principais festivais literários do Brasil. Desde 2009, promove a aproximação entre autores e leitores em um clima acolhedor e inclusivo. Ao longo dos anos, já mobilizou mais de 100 mil pessoas e conquistou milhões de visualizações nas redes sociais.
A programação completa, que acontece entre os dias 23 e 26 de outubro, inclui mesas literárias, oficinas e apresentações artísticas que ocupam diversos espaços da cidade, reafirmando o compromisso do Tarrafa em aproximar o público da literatura brasileira contemporânea. Assim como ocorre em todas as edições, o evento literário também terá programação infantil e juvenil.
Saiba mais em https://tarrafaliteraria.com.br/programacao-2025/.
Notícias relacionadas
17 de novembro de 2025
Presidente do CMEC Santos, Eliane Sammarco, faz balanço de participação na COP 30
21 de outubro de 2025
CMEC Santos promove roda de conversa “Entre Elas” no Outubro Rosa
13 de outubro de 2025