05/04/2011

Programa do Museu do Café para profissionais de turismo – Abic – 5/4/2011

Publicado em:
Site da Abic, 5/4/2011, terça-feira

Programa do Museu do Café para profissionais de turismo incentiva roteiro do café no Centro de Santos.

Apoiado pela Secretaria Municipal de Turismo, programa Guia amigo do Café é dividido em quatro módulos abordando questões sobre a relação do produto com a cidade ontem e hoje.

O Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, está com inscrições abertas para o programa “Guia Amigo do Café”. A iniciativa, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, tem como objetivo atualizar os profissionais da área com informações sobre o mercado de café e sua relação indissociável com a cidade, permitindo a criação de um novo roteiro pelo Centro Histórico de Santos focado no café. A aula inaugural acontece no dia 11 de abril, às 9h. As inscrições são gratuitas, restritas a 30 participantes, e devem ser feitas pelo telefone (13) 3213-1750.

O programa é dividido em quatro módulos que serão realizados nos meses de abril, maio, junho e agosto. O profissional de turismo que participar de todas as aulas estará credenciado como “Guia Amigo do Café”, com bottom de identificação, seu nome listado no site do Museu do Café e benefícios nas instituições parceiras da iniciativa.

O módulo inicial do programa oferece visitação monitorada ao Museu do Café, com destaque para o funcionamento da Bolsa Oficial de Café, sua importância à época, a arquitetura e os simbolismos usados em sua decoração. Há ainda espaço para uma introdução à cafeicultura, ressaltando o processo que leva o café da plantação à xícara.

O segundo módulo aborda o panorama atual do mercado de café. Um especialista da área ministrará palestra apontando dados importantes como o consumo mundial e nacional da bebida, a representatividade do café brasileiro no mercado externo e os principais compradores do produto nacional. Outro destaque é a apresentação das diversas formas de preparo da bebida, com demonstrações práticas dos diferentes tipos de máquinas e a variedade de opções oferecidas pelas cafeterias.

A terceira parte do programa começa com o roteiro histórico do café. Com paradas na Estação do Valongo, Casa da Frontaria Azulejada, Armazéns, Palácio da Bolsa Oficial de Café, Associação Comercial de Santos e Rua XV de Novembro, serão abordadas as marcas do ciclo do café na arquitetura da cidade, principalmente no Centro Histórico de Santos. Em seguida, os profissionais de turismo aprenderão mais sobre o café espresso, uma das mais usuais formas de preparo. O conteúdo abordará breve explicação teórica sobre a origem da bebida e noções sobre técnicas de manuseio das máquinas.

O quarto módulo trata sobre o roteiro do café no Centro. Visitando estabelecimentos tradicionais, como o Café Paulista e a Torrefação Rei do Café, e cafeterias gourmet da região, como Bikkini Barista, Naumann Gepp e Cafeteria do Museu, o guia estará apto a oferecer novas possibilidades de passeio aos turistas. Concluindo o programa, serão apresentadas técnicas de degustação e harmonização que facilitam a identificação das nuances de cada tipo da bebida.

Além da Secretaria Municipal de Turismo, o programa “Guia amigo do café” conta com apoio da Associação Comercial de Santos, Café Paulista, Bikkini Barista, Cafeteria Naumann Gepp e Torrefação Rei do Café.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

Assessoria de Comunicação Museu do Café

Fonte: Mercado Rural - Porto Alegre/RS - NOTÍCIAS - 05/04/2011 - 05:24:00

Confira a reprodução da notícia

Voltar

Leia também

CAFÉ: Exportação dos Cafés do Brasil atinge 29,7 milhões de sacas no acumulado de nove meses

ECONOMIA: Selic deverá atingir 8,75% para controlar a inflação

PETRÓLEO E GÁS: Produção de petróleo e gás no pré-sal é recorde em setembro

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.