Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

18/10/2021

Previsão é de chuva para áreas de café nos próximos meses;  janeiro requer atenção

Previsão é de chuva para áreas de café nos próximos meses;  janeiro requer atenção

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

A situação para os próximos meses será confortável para a plantação de café. Isso se deve porque,  diferentemente do ano passado, a chuva  retornou mais cedo e aumenta a umidade de solo em todas as plantações de café.   A informação é do meteorologista César Oliveira, do Instituto Climatempo,  que explicou aos membros das Câmaras Setoriais de Exportadores de Café e Café Solúvel da Associação Comercial de Santos (ACS), na tarde desta segunda-feira (18), a previsão para os próximos meses.

Ainda de acordo com o meteorologista,  essa antecipação da chuva  aumenta os reservatórios do sudeste e centro-oeste. “ Em 2020, atingimos em 55% o nível do reservatório. Já esse ano, a marca chegou a 35%”.  

Oliveira ressaltou também que no ano passado houve muito calor. “Lins registrou 43,5º. Essa temperatura foi a maior do que registrada em 1933, quando os termômetros marcaram 43º em Iguape. Há mais de 80 anos, não batíamos esse recorde”.  

Apesar do fenômeno La Niña ser o mesmo do ano passado, o atraso  da chuva em 2020 ocorreu mais pela elevada temperatura dos Atlânticos  que pelo resfriamento do Pacífico.  “E,  esse frio atípico na Primavera, sentido nos últimos dias, também é efeito do La Niña”.

A expectativa para o último trimestre do ano é de chuva acima da média na maior parte das áreas de café. “Entre a alta mogiana paulista e o norte do Paraná, a chuva será mais espaçada, mas ainda sem efeitos negativos”.    

Já o primeiro trimestre de 2022, principalmente entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro, não há previsão de chuva.  “É necessário ter uma maior atenção nessa época e monitorar o período. Há dez anos chove menos que o normal sobre o sudeste  e não há indicativo que o próximo ano seja diferente”.

Reuniões frequentes

A partir desse mês de outubro,  o Instituto se reunirá uma vez por mês com  as Câmaras da ACS para passar a previsão meteorológica para a área do café.

> Confira a apresentação em slides

 

Voltar

Leia também

INFRAESTRUTURA: Ampliação da capacidade das malhas Paulista e Norte terão incentivos do Governo Federal

ATUALIDADES: Região terá ampliação do estoque de água

COMÉRCIO EXTERIOR: Secex lança consulta pública sobre nova regulamentação do licenciamento de importação

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.