Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

14/08/2012

Presente e futuro do Porto encerram hoje o Santos Export / A Tribuna / 14/8/2012

Publicado em:
A Tribuna /14/8/2012

#Segundo e último dia do evento terá quatro paineis, a partir das 9h30, no Casa Grande Hotel, em Guarujá

O segundo dia de debates da 10ª edição do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos tem como foco a discussão do atual momento portuário e das tendências para o futuro do maior porto da América Latina. O evento acontece a partir das 9h30, no Casa Grande Hotel,em Guarujá.

O seminário é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos. Em sua 10ª edição, ele já é consagrado como um dos principais encontros portuários do País.

Os modelos de administração portuária e a falta de autonomia das Companhias Docas, sempre apontada pelos seus gestores como um entrave para o desenvolvimento do setor, serão os temas abordados na primeira mesa redonda, assim como os novos papeis da Secretaria de Portos (SEP), das agências reguladoras e das autoridades portuárias.

Esta mesa redonda será marcada pela presença de gestores que atuam na capital federal. O gerentede Logística e Infraestrutura do Banco Nacional de DesenvolvimentoEconômicoeSocial (BNDES), Dalmo Marchetti, e o diretor- Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários(Antaq),Tiago Pereira Lima serão os debatedores.

Já a segunda palestra do evento será ministrada pelo jornalista econômico Luis Nassif e vai abordar a reinvenção do agronegócio e o crescimento das operações no Porto de Santos.

Entre os temas abordados estão as novas tecnologias de armazenamento, as novas oportunidades do cais santista e os avanços e demandas do setor de granéis líquidos.

No período da tarde, os desafios do Porto de Santos serão os focos do evento. Haverá um debate sobre as estratégias do Governo Federal para a área portuária e o novo marco regulatório do setor,que será definidodentrodo Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI). A demanda por maior agilidade na liberação de cargas e a necessidade de eliminar burocracias estão entre os pontos de debate.

A discussão dos desafios do Porto terá executivos do setor elencando suas principais necessidades e pontos de vista.

O diretor-presidente da Libra Terminais, Wagner Biasoli, o gerente-geral do Grupo Localfrio, Luiz Ortiz, o diretor institucional da Rodrimar, Ricardo Mesquita, e o presidente do Terminal de Contêineres da Margem Direita (Tecondi), Luís Opice, serão debatedores no painel, além do diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Carlos Alfio Blaschi, e do 1ºvice-presidente da Associação Comercial de Santos, Vicente do Valle.

O consultor portuário Fabrizio Pierdomênico, o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Pedro Brito, e o diretor-presidente do Movimento Brasil Competitivo, Erik Camarano,também serão participantes do debate. Ele terá a mediação do comentarista econômico da Globo News, George Vidor e do editor do caderno Porto & Mar de A Tribuna, Leopoldo Figueiredo.

DESAFIOS

A dificuldade do transporte de mercadorias pelas estradas da região será um dos assuntos debatidos na última mesa redonda do evento. Ela será às 16h30 e vai tratar também da responsabilidade do poder público e da iniciativa privada nos investimentos portuários.

Um estudo sobre os desafios para o crescimento do Porto de Santos será apresentado pelo Centro Nacional de Navegação (Centronave).

Nele, os novos gargalos do cais santista serão abordados. Além do diretor-executivo do Centronave, Cláudio Loureiro de Souza, outros executivos do setor vão debater a questão dos acessos ao complexo. O diretor de Expansão da Icipar, André Ursini, o diretor-presidente da Marimex, Antonio Carlos Fonseca Cristiano, o diretor Comercial da Santos Brasil, Mauro Salgado, e o secretário de Emprego e Desenvolvimento Sustentável de Cubatão, Benito Gonzalez, vão analisar o tema.

A mesa redonda também terá como debatedores o diretor presidente da Praticagem, Fábio Mello Fontes, o diretor-presidente da Brasil Terminal Portuário, Henry Robinson, o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC), Martin Aron, e o secretário-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), MatheusMiller.

O presidente em exercício da Codesp, Renato Barco, o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Bechara Abdala Pestana Neves, e a diretora-geral da Artesp, Karla Bertocco, também vão integrar a mesa redonda. Para finalizar, será apresentada a Carta Santos Export 2012 e as conclusões dos debates. Em seguida, haverá um coquetel de encerramento.


Confira a reprodução da página

Voltar

Leia também

Associação Comercial realiza evento sobre tecnologia quântica

Previsão Oceanográfica

Encontro em Santos discute novidades da tecnologia e inovação, PREFEITURA DE SANTOS, 06/10/2022

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.