Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

23/12/2010

Música, luz e emoção no ‘Natal Iluminado’ – Diário Oficial de Santos – 23 e 24/12/2010

Publicado em:
Site do Diário Oficial de Santos - 23/12/2010
Diário Oficial de Santos - 24/12/2010, página 20

Santos, cidade privilegiada. Escolhida junto com outros 14 municípios do Estado, foi contemplada nesta terça (22) à noite com o espetáculo ‘Natal Iluminado’, evento que emocionou o público no Teatro Coliseu ao reunir a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, o Coral da Gente e um show de luzes.

Logo na primeira exibição, a orquestra composta por 75 músicos e regida pelo maestro Edilson Ventureli confirmou o prestígio adquirido após turnê europeia. Depois de ‘O Guarani’, de Carlos Gomes (protofonia), foi executada ‘A Flauta Mágica’, de Mozart (abertura).

Morador de Praia Grande, o maestro informou que dois dos músicos são originários de Cubatão e um de Santos, e contou a história do Instituto Baccarelli, mantenedor da orquestra e do coral: “Tudo começou com 30 crianças, após um incêndio que atingiu em 1996, a favela de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. Hoje, são 1.200 jovens atendidos nos 20 corais e quatro orquestras”.

Para outra sequência musical, juntou-se o Coral da Gente, formado por 33 crianças. Com o apoio de suas vozes foram interpretadas ‘Oh, Noite Santa’, ‘Natal Branco’, ‘Noite Feliz’, ‘Adeste Fideles’ e outras canções natalinas. O encerramento veio com ritmos brasileiros: ‘Aquarela do Brasil’, ‘Só Danço Samba’ e ‘Tico, Tico no Fubá’.

Opiniões
Vice-governador eleito, Guilherme Afif Domingos, agradeceu ao público e aos apoiadores e falou sobre a apresentação no teatro. “O projeto começou em 2006, na escadaria do Teatro Municipal de São Paulo. Agora, em novo formato ele é apresentado em igrejas. Apenas em Santos foi diferente por ter este templo da cultura” (referindo-se ao Coliseu).

O prefeito João Paulo Tavares Papa falou da importância da arte na educação. “Esses jovens dão o exemplo que com cultura se muda uma nação”.

Projeção
As cerca de mil pessoas presentes ao espetáculo foram convidadas a assistir, na Praça José Bonifácio, à projeção de animação computadorizada utilizando como tela a fachada do Teatro Coliseu. Foram apresentadas animações sobre o nascimento de Jesus, elementos natalinos e um cordão de luz sobre os detalhes do teatro.

O ‘Natal iluminado’ é uma realização pela Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), em parceria com as prefeituras. Tem o patrocínio da Telefônica, Volkswagen e apoio do Bradesco, Cielo, Assobrav e Associação Comercial de Santos, a partir da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Confira a reprodução da notícia publicada no site do Diário Oficial de Santos

Confira a reprodução da notícia publicada na versão impressa

Voltar

Leia também

ATUALIDADES: Governo pretende chegar a 50 concessões de aeroportos em 2022

ECONOMIA: Estados reduzem ICMS sobre o diesel a partir desta sexta-feira

CAFÉ: Festival em Santos ensinará a preparar doces, salgados e drinks com café

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.