07 de maio de 2025
Representantes da ACS conhecem navio com propulsão eólica para transporte de sucos
Neste domingo (11) vai embarcar do Porto de Santos rumo aos Estados Unidos o navio movido a vento - o primeiro do mundo no transporte de sucos a operar com tecnologia de propulsão assistida pelo vento. A novidade foi apresentada nesta terça-feira (dia 6) pela empresa Louis Dreyfus Company (LDC), no seu terminal no cais santista, em evento que contou com os representantes da Associação Comercial de Santos (ACS): gerente-executivo, Eduardo Lopes, gerente de Novos Negócios, Ricardo Melo, e a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ACS, Andrea Ribeiro.
O navio-tanque movido a energia eólica transportará suco de laranja produzido no Brasil ao exterior. Com o MV Atlantic Orchard, a empresa espera reduzir o consumo anual de combustível e as emissões de gás carbônico em aproximadamente 10%.
De bandeira da Libéria, ele tem 180 metros de comprimento por 30 metros de largura, capacidade para 25 mil toneladas de suco e foi adaptado para propulsão por energia eólica.
As velas de sucção eSails têm 26 metros de altura, sendo as maiores já instaladas em uma embarcação. Elas se movimentam com a aerodinâmica do vento e, com o poder de sucção interna, geram impulso para o navio navegar.
Para Andrea Ribeiro, coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ACS, o desenvolvimento de novas tecnologias, como a "eSail", são imprescindíveis para o momento de emergência climática que vivemos.
“Alternativas que emitam menos carbono na atmosfera são a chave para que possamos continuar as atividades industriais diminuindo os impactos ambientais negativos. A navegação é uma necessidade para a população humana, especialmente se tratando do transporte de alimentos, e deve estar em consonância com uma produção mais limpa."
Notícias relacionadas:

19 de março de 2025
Dr. ONU reforça os ODS aos colaboradores da ACS

07 de fevereiro de 2025
ACS assume protagonismo na agenda ambiental com presidência do COMDEMA

20 de janeiro de 2025