Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

07/05/2020

Mauro Sammarco participa de live sobre Coronavírus e fala de nova pesquisa sobre a doença

Mauro Sammarco participa de live sobre Coronavírus e fala de nova pesquisa sobre a doença

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

O presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Mauro Sammarco, participou da live da Região em Pauta, do Grupo Tribuna, na tarde desta quinta-feira (7), que teve como tema "Santos contra o Coronavírus".

Em sua apresentação, Sammarco falou de importantes frentes de trabalho criadas nas áreas de saúde, construção civil e social, para ajudar a Cidade no abastecimento de máscaras e respiradores e facilitar a reforma de espaços que possam ser utilizados para assistência à população.

"Ajudamos no término das obras de equipamentos importantes da cidade como a UPA da Zona Leste. E, foi por meio da Associação Comercial de Santos, que se teve a ideia de aplicar os testes por amostragem  e iniciar a pesquisa científica que vai identificar o percentual de pessoas que moram na Baixada Santista e que já tiveram contato com o novo coronavírus.

Além disso, o presidente da ACS lembrou que Santos pode ser a cidade pioneira para receber os respiradores que estão em fase de estes pela USP.

Uma outra frente de trabalho, citada por Sammarco, foi a doação de cestas básicas para famílias carentes.


Nova pesquisa

Sammarco também chamou atenção para ampliar o debate científico no que diz respeito ao Coronavírus. Ele explicou que ACS está em contato com Samy Dana, economista e professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.

Junto com sua equipe, que conta, dentre outros, com o matemático e estatístico Alexandre Simas, ele tem provado, por meio de pesquisas, que os modelos que previram o número de mortes pela Covid-19 no Brasil e no mundo estão equivocados.

São coautores do documento José Gallucci, mestre em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e Bruno Filardi, MD-PHD do Instituto de Câncer do Brasil.

Os especialistas acreditam que os critérios usados para estimar as mortes inflaram o resultado final, em números absolutos. Isso por que os cálculos não levaram em conta a quantidade de casos subnotificados da doença.

Outro problema, apontado pelos pesquisadores, é quando se aplicam dados estatísticos europeus no Brasil para fazer previsões sobre o impacto da pandemia, já que a faixa etária e o número de leitos no país são bem diferentes dos países do Velho Continente.

Segundo o estudo, estes dois fatores fazem com que a taxa de letalidade no Brasil seja bem menor que em diversos países da Europa.

Por isso, Sammarco convidou o médico infectologista Marcos Caseiro a participar de uma reunião com Samy Dana na próxima semana para ver se a pesquisa pode ser aplicada na região de Santos.

Também participaram da Live  o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Omar Assaf , o médico infectologista, Marcos Caseiro e do presidente do Grupo Mendes, Paulo Mendes .


Voltar

Leia também

Confira as fotos da 7ª Rodada da Cidadania

Lançamento do Instituto Social Brasil Export no auditório da ACS

Associação Comercial de Santos realiza 7ª edição da Rodada da Cidadania

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.