Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

07/02/2011

Incêndio atinge Cidade do Samba, no Rio de Janeiro

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O incêndio que atinge os barracões da Cidade do Samba, no centro do Rio de Janeiro, ainda não foi controlado pelos bombeiros. O incêndio começou por volta das 7h (horário de Brasília) desta segunda-feira e deixou uma grande coluna de fumaça no local. Não há informações de feridos.

O Corpo de Bombeiros já deslocou carros e homens na tentativa de conter o fogo. Cerca de 10 carros do quartel central dos bombeiros foram deslocados para o local. Devido à grande proporção do incêndio, carros de outras unidades também foram direcionados. Cada um dos carros conta com oito bombeiros.

Pelo menos quatro barracões foram atingidos, segundo informações da GloboNews: os das escolas Portela, União da Ilha e Grande Rio, e também o da LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba).

Em entrevista ao "Bom Dia Brasil", o presidente da União da Ilha, Ney Fliardes, afirmou que a escola estava com 98% do carnaval pronto, sendo que fantasias e carros estavam guardados no local.

"É uma tristeza muito grande. Perdemos muita coisa", disse à Reuters um funcionário da União da Ilha que dormia no barracão e fugiu às pressas do local.

"A situação é de catástrofe total. Nosso carnaval virou cinza. Ele estava 90% pronto", afirmou Avelino Ribeiro, funcionário da Grande Rio, à agência de notícias. A escola foi a mais prejudicada, sendo que uma das paredes do barracão chegou a desabar.

Representantes da LIESA já estão se deslocando até o local, segundo informações da assessoria de imprensa do grupo, para avaliar a proporção dos prejuízos para as escolas.

No Aeroporto Santos Dumont, próximo ao local, o incêndio não interferiu nos voos. Os voos foram interrompidos "apenas por alguns minutos", segundo a assessoria do aeroporto, até que os bombeiros conseguissem dissipar a fumaça, mas opera normalmente.

Na região, o incêndio já começa a ter reflexo no trânsito, que começa a ficar carregado. Além disso, quem está na área reclama do forte cheiro de queimado. A coluna de fumaça pode ser vista até de Niterói.

A Cidade do Samba está localizada na rua Rivadávia Correa nº 60, na Gamboa, Zona Portuária do Rio de Janeiro e foi inaugurada em 4 de fevereiro de 2006, na administração do prefeito César Maia, como parte de um projeto de recuperação e revitalização da região. Um dos objetivos também era evitar os constantes incêndios que afetavam os barracões avulsos das escolas de samba e prejudicavam as agremiações antes do Carnaval.

Situada numa área de 92 mil m2 – equivalente a dez campos oficiais de futebol – a Cidade abriga 14 barracões (cada um com um prédio de três pavimentos), um prédio administrativo, uma praça central equipada com duas lonas, quatro lanchonetes e um estacionamento.

Recentemente, o prefeito Eduardo Paes anunciou que iria construir uma nova cidade do Samba para escolas do grupo de acesso.

*Com informações da Reuters

Fonte: Uol - 7/2/2011
Voltar

Leia também

PORTO: Antaq recebe contribuições em audiência pública para licitação do terminal STS53

CAFÉ: Funcafé repassa R$ 5,49 bilhões aos agentes financeiros para aplicação nas linhas de crédito ao setor cafeeiro

PORTO: Secretário de Portos destaca crescimento da infraestrutura portuária brasileira desde 2019

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.