Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

18/07/2011

Fazenda Cambuhy ampliará área de cultivo e duplicará produção de café – Peabirus – 18/7/2011

Publicada em:
Site Peabirus - 18/7/2011, segunda-feira

A Fazenda Cambuhy, em Matão, no Interior do Estado de São Paulo, ampliará a área de cultivo de 640 para 1.000 hectares e deverá duplicar a produção, de 6 mil para 12 mil sacas de café. A Cambuhy comercializa o produto com a marca Café dos Ingleses.

A informação, da Cambuhy, foi transmitida durante a visita dos alunos japoneses, espanhóis, portugueses e brasileiros do 48.º Curso Internacional de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), realizada no último final de semana.

O curso começou no dia 4 e tem previsão de encerramento em 28 de julho, com a participação de 10 japoneses, 2 espanhóis, 3 portugueses, 1 brasileiro-canadense e 5 brasileiros, que têm aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas, incluindo sessão diária de degustação.

A visita foi coordenada pelo diretor Ronaldo Taboda, 1.º secretário da ACS. O professor Nilton Ribeiro, instrutor do curso, também integrou a comitiva.

Os alunos assistiram a uma apresentação da Cambuhy, conheceram pés de cafés, visitaram o lavador, o terreiro, o secador, o armazém e as tulhas de café, encerrando com uma sessão de degustação.

Os visitantes provaram três tipos de café - um de altitude de cerca de 800 metros, do Cerrado de Minas Gerais, um passa e um da Fazenda Cambuhy, onde a altitude é de cerca de 580 metros. O teste ocorreu sem que os alunos soubessem qual café foi o degustado. Resultado, após cada um revelar o preferido: o da Cambuhy foi o que mais agradou os alunos.

Visita

Os participantes do curso da Associação Comercial de Santos chegaram à Fazenda Cambuhy no início da tarde de sexta-feira, 15 de julho de 2011. Eles saíram da sede da ACS, na Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico.

Após o almoço, assistiram a uma apresentação da Cambuhy, feita pelo gerente comercial, Virgílio Pimenta de Pádua Neto.

Em seguida, os alunos foram para a lavoura, onde viram os pés de cafés. Depois, conheceram o lavador, o terreiro e o secador de café.

O engenheiro agrônomo Gustavo Zanetti Pollo, da Cambuhy, acompanhou os alunos na lavoura, transmitindo informações sobre o plantio de café e esclarecendo dúvidas.

Na manhã de sábado, 16 de julho, o programa começou com visita ao armazém e às tulhas de café. Na sequência, fizeram o teste de degustação.

O diretor Ronaldo Taboada entregou a Virgílio Pimenta de Pádua um bonde, um dos símbolos de Santos, com os dizeres: "Homenagem da 48.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café, da Associação Comercial de Santos, à Fazenda Cambihy pela receptividade e atenção dispensadas. Santos, 16 de julho de 2011."

Após o almoço, a comitiva retornou a Santos.

Tecnologias sustentáveis

Para alcançar os objetivos definidos no programa de atividades, a Cambuhy utiliza as mais recentes tecnologias de produção sustentável, como agricultura de precisão, irrigação computadorizada, redução de uso de energia e água, racionalização de aplicação de insumos, manejo dos recursos naturais (fauna e flora), rastreabilidade certificada, controle e registro de processos e controle de qualidade.

Além disso, a Cambuhy tem as certificações UTZ e Rainforest Alliance.

A UTZ é uma certificação internacional para a produção e fornecimento de café responsável, que assegura a qualidade ambiental e social em toda a cadeia produtiva.

A Rainforest Alliance, fundada em 1987, com 17 mil membros em todo o mundo, tem o compromisso de preservar os ecossistemas e a biodiversidade por intermédio de programas ambientais em empresas, comunidades e proprietários de terras.

Cambuhy

A fazenda, em área de 14.083 hectares, fica no Município de Matão, no Interior do Estado de São Paulo, a 380 quilômetros de Santos e a 300 quilômetros de São Paulo.

A Cambuhy tem dois objetivos permanentes: diversificar a atividade produtiva, de modo a equilibrar culturas pioneiras tradicionais e produtos de exportação destinados ao mercado externo; e basear o empreendimento em capital intensivo, aplicação e desenvolvimento de novas tecnologias, em constante busca de ganhos de produtividade.

O planejamento estratégico da Cambuhy definiu um mix de produtos, fixando metas de plantio, produtividade, custo e receita. Por isso trabalha com três cultivos - laranja, café e seringueira.

A área de café ocupa 641 hectares de terras.

A principal atividade é a lavoura de laranja, em espaço de 6.011 hectares, com produção de 4,5 milhões de caixas de laranja na safra.

A plantação de seringueira está distribuída em 529 hectares, com 380 árvores, com produção anual de 1.400 toneladas de coágulo de borracha.

Confira a reprodução da notícia
Voltar

Leia também

Santos abre escritório de programas para incentivar o desenvolvimento e novos negócios no Centro, A TRIBUNA, 26/01/2023

Santos dedica medalha José Bonifácio a ex-prefeitos, DIÁRIO DO LITORAL, 26/01/2023

Santos dedica Medalha José Bonifácio a ex-prefeitos, COSTA NORTE, 26/01/2023

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.