06/08/2021

Entidades centenárias firmam parceria para a emissão de certificados de origem e digital

Entidades centenárias firmam parceria para a emissão de certificados de origem e digital

Dois importantes serviços de qualidade oferecidos pela Associação Comercial de Santos (ACS) serão oferecidos em parceria ao Sindicato dos Despachantes Aduaneiros


Fonte: Departamento de Comunicação da ACS


A emissão de certificado digital e de origem ganha uma nova parceria entre duas importantes e centenárias entidades da região. A Associação Comercial de Santos (ACS) e a o Sindicato dos Despachantes e Aduaneiros de Santos (SDAS) assinarão , na próxima quarta-feira (11), um termo de convênio para facilitar a utilização dos serviços.


Para o presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, essa parceria vem ao encontro com o compromisso da ACS de atender as necessidades e facilitar a vida de seus associados, que contam com a confiabilidade e a segurança de instituição reconhecida pela sua reputação, profissionalismo e credibilidade.



O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros, Nívio Perez dos Santos, explica que a certificação é fundamental para o despachante aduaneiro trabalhar. “Esse convênio com a ACS é de grande importância porque coloca o despachante aduaneiro na linha de frente de todos os mecanismos tecnológicos dos tempos modernos para o exercício da sua profissão”.



Nívio explica que com certificado digital, o despachante aduaneiro envia todos os processos de sua área de atuação para a Receita Federal e para órgãos anuentes, como Anvisa e Mapa, entre outros. “Com esses novos procedimentos, o despachante, automaticamente , assina essa declaração de importação e exportação e fica responsável por toda a operação frente à Receita Federal”.



Além do certificado digital, o Sindicato também contará com facilidades na hora de expedir um certificado de origem . O documento atesta que a mercadoria foi elaborada utilizando os critérios de produção previamente estabelecidos, respeitando as regras de origem contidas no acordo com o país importador.



Com o objetivo de proporcionar ao usuário comodidade, transparência e segurança das informações nas emissões dos certificados de origem, a ACS disponibiliza aos seus clientes dois sistemas "on-line": SOIC" para a emissão do certificado OIC (café) e "GOEVO" para a emissão dos certificados Comum, Mercosul e ALADI.


Serviços


Certificado Digital

Os interessados em obter o Certificado Digital devem acessar o site da ACS (www.acs.org.br) e clicar no banner “Certificação Digital”. De imediato, será direcionado para o link de compras, onde poderá definir o modelo de certificado, assim como o tipo de mídia (token ou cartão) e o prazo de validade.


Vale lembrar que, em meio à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Associação também passou a emitir o documento por videoconferência para pessoas físicas e jurídicas, evitando, assim, a necessidade do atendimento presencial.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida previamente pelo e-mail certificacaodigital@acs.org.br 


Certificado de Origem

Já quem quiser emitir um certificado de origem tem duas opções: Pode ir até à Rua Riachuelo, 14, Centro, Santos, e preencher uma documentação, ou acessar o site da ACS e clicar no banner “Certificado de Origem”. No local, haverá um formulário para ser preenchido. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail certificado@acs.org.br  ou pelo telefone (13) 3212-8200

Voltar

Leia também

CAFÉ: Novo levantamento da safra de café nacional estima produção de 46,9 milhões de sacas

Circulares

COMÉRCIO EXTERIOR: Empresas podem se inscrever para missão a Emirados e Catar

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.