Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

20/09/2010

Empreendorismo em Tecnologia da Informação

As empresas procuram pessoas que se destacam não só pelo conhecimento tecnológico e cultural, mas como líderes, visionários e com idéias inovadoras, que sejam capazes de criar diferenciais para concorrer com o mercado, culminando com o aumento do capital social da organização. Nesse sentido o o empreendedorismo deve ser uma prática no dia-a-dia do profissional de TI.

Maria de Fátima Abud Olivieri, PhD(*)

A área de TI, considerada ampla pelos teóricos, por estar inovando a cada dia e oferecer alicerces para as mudanças tecnológicas nas organizações, exige constante atualização por parte dos profissionais que se dedicam nesse campo, buscando novos caminhos, soluções e avaliações dos processos utilizados.

A importância do empreendedorismo para esse profissional, merece especial atenção, pois hoje, as empresas procuram pessoas que se destacam não só pelo conhecimento tecnológico e cultural, mas como líderes, visionários e com idéias inovadoras, que sejam capazes de criar diferenciais para concorrer com o mercado, culminando com o aumento do capital social da organização.

Nesse sentido, deve ser uma prática no dia-a-dia do profissional de TI , pois o termo já define a sua natureza: o que empreende, o que implementa, o que cria, o que põe na prática aquilo que aprendeu, enfim, aquele que usa da técnica e da tecnologia para desenvolver seus projetos e atividades.

Sendo empregador ou empregado, esse profissional terá em determinados momentos, a incumbência de agir como um empreendedor, para liderar equipes, ter idéias inovadoras e identificar oportunidades. Reforça-se aqui a importância desse assunto, pois foi através do profissional de TI, que surgiram grandes idéias e inovações , que revolucionaram o mundo da tecnologia.

A TI é um dos desafios enfrentados hoje pelas empresas, a qual está inserida em todas as áreas de conhecimento, com o objetivo de facilitar o trâmite e a precisão das informações em tempo quase que real, entre vários usuários, rapidez na geração de relatórios, possibilidade de acesso aos clientes para aquisição de produtos comercializados no e-commerce entre outros.

Hoje, a automação é uma realidade presente em lojas, supermercados, indústrias e outros estabelecimentos comerciais, com a finalidade de facilitar a gestão dos negócios da organização, aumentar a competitividade, solucionar diversos problemas bem como, otimizar tempo e dinheiro.

Assim como em todas as áreas, a Tecnologia da Informação - TI , requer algo inovador e revolucionário, com o objetivo de propiciar melhoras em diversos segmentos que compõem todo o ciclo de gestão da informação, estendendo-se posteriormente, a toda estrutura organizacional.

(*)Maria de Fátima Abud Olivieri – PhD em Administração, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura; Pós-Graduada em Marketing e Gestão de Pessoas, Bacharel em Comunicação Social, Professora Universitária e de Pós-Graduação; autora de vários artigos e co-autora de livros sobre gestão;Coordenadora de Seminários Internacionais.

E-mail: fatimabud@uol.com.br

Fonte: Administradores.com.br - 12/4/2010
Voltar

Leia também

Denilson Fernandes, gerente geral de operações do sistema sudeste da VLI, 28/06/2022

Associação Comercial realiza evento em comemoração ao mês do profissional de RH, A Tribuna, 29/06/2022

ECONOMIA: Flexibilização na China destrava negócios

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.