Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

05/03/2012

Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos chega à 50.ª turma

Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos chega à 50.ª turma

A Associação Comercial de Santos (ACS) abriu, na manhã desta segunda-feira, 5 de março de 2012, a 50.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café, que tem 16 alunos.

A abertura ocorreu na Sala de Classificação e Prova de Café da ACS, na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar, no Centro Histórico. As aulas vão transcorrer até 29 de março, de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas.

O coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos, John Olav Wolthers, recebeu os alunos da 50.ª turma, afirmando que é uma honra participar da ACS, entidade tradicionalmente vinculada ao setor cafeeiro.

O diretor Ronaldo Taboada, 1.º secretário da Associação Comercial de Santos, falou em seguida, dando palavras de boas-vindas aos inscritos no curso, a maioria integrada por profissionais do mercado de café.

O diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves, também participou da solenidade de abertura, assim como Nilton da Silva Pinto, que já foi coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS.

O professor Davi Antonio Pinto Teixeira, o instrutor da 50.ª turma, deu início aos trabalhos e lembrou que tem quase sete décadas como profissional de café. E apresentou casos e experiências vivenciadas ao longo de uma vida dedicada a esse produto.

O curso

O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, e pelo coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS.

A solenidade de formatura será no dia 29 de março, no final da tarde, com a entrega do certificado e da carteira de classificador de café emitida pela Associação Comercial de Santos, além de uma colher de prova do produto.

O Curso de Classificação de Café da ACS começou em 1989, para formar profissionais capazes de identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 700 alunos já foram habilitados técnicos.

Além de despertar o interesse de alunos de várias partes do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas ao mercado do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos. Palestras ministradas por especialistas complementam as aulas.

Entre as aulas práticas, há uma visita a uma fazenda de café e a um terminal de embarque do produto no porto.

Para participar é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

Eis o nome dos alunos inscritos na 50.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:

Newton Junqueira Franco de Mattos 
Simone Maciel Padro Mangrão
João Daniel Ferreira de Andrade
Goshi Ogawara - UCC Ueshima Coffee do Brasil
Isabela Soares de Andrade - UCC Ueshima Coffee do Brasil
Bernardo Futuro Rodrigues Hazan - Comexim
Lucas Martins dos Santos - Comexim
Diego Morais Monteiro - MC Coffee do Brasil
Emanuel da Silva Fagundes - Portobello Surveying Certificação, Inspeção e Intermediação
Fábio Graciano Machado - Portobello Surveying Certificação, Inspeção e Intermediação
Felipe Drumond Marinho Marques - Volcafé
Milene Trindade de Jesus - Associação Comercial de Santos 
Guilherme de arruda Botelho
Bruno Henrique dos Santos Silva - Stockler Comercial e Exportadora
Marcelo Lima dos Santos - Stockler Comercial e Exportadora
Luana Camila Figueiredo de Almeida - Porto de Santos Comércio e Exportação

Baixe as fotografias da abertura em alta resolução (arquivo com 46,7 MB):

https://www.acs.org.br/images/stories/2012-03-05-abertura-curso-cafe.rar

Para abrir as imagens, é necessário ter instalado no computador o programa Winrar, de extensão rar. Se não tiver, é buscar na Internet e instalar, pois o programa é gratuito.

 

2012-03-05-curso-cafe02

2012-03-05-curso-cafe03

2012-03-05-curso-cafe04

2012-03-05-curso-cafe05

2012-03-05-curso-cafe06

2012-03-05-curso-cafe07

2012-03-05-curso-cafe08

2012-03-05-curso-cafe09

Voltar

Leia também

CAFÉ: De olho nos estoques certificados e na chuva no Brasil, arábica abre estendendo ganhos

ELEIÇÕES: Urnas eletrônicas passam por auditoria

COMÉRCIO EXTERIOR: Correção aduaneira sobre importação por pessoa física é avanço, dizem especialistas

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.