Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

06/10/2022

Cultura Oceânica é tema de evento internacional no litoral paulista

Entre os dias 10 e 15 de outubro, o Diálogos da Cultura Oceânica, inédito no Hemisfério Sul, reúne em Santos pessoas de mais de 25 países 

A Cultura Oceânica, que trata da influência mútua entre oceano e sociedade, é a reflexão central do debate global, organizado em parceria pelos programas Cultura Oceânica para Todos, da UNESCO, Maré de Ciência, da Unifesp, e a Prefeitura Municipal de Santos (SP). O evento internacional Diálogos da Cultura Oceânica (Ocean Literacy Dialogues) tem como missão reunir soluções inovadoras, baseadas na Ciência para o desenvolvimento sustentável, e promover ações eficazes para conscientizar a população sobre a importância do oceano. 

O momento é ideal: vivemos a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou Década do Oceano (entre 2021 e 2030), período declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para conectar pessoas e instituições de todos os setores da sociedade (poderes públicos, iniciativa privada, organizações civis, universidades), no mundo todo, em torno das questões relacionadas à sustentabilidade.

“O evento destaca o avanço dos conhecimentos científico, tecnológico e de inovação, nas diferentes frentes da Sustentabilidade e das Ciências do Mar, em especial que tratem da nossa relação com o oceano. A ideia é que tais elementos possam ser debatidos de forma integrada com o conhecimento tradicional, de governança pública e privada, contemplando o impacto social da Ciência”, explica o professor Dr. Ronaldo Christofoletti, do Programa Maré de Ciência da Unifesp, que ressalta, ainda: “este é o primeiro grande evento internacional sobre Cultura Oceânica no Hemisfério Sul, alinhando agendas regionais e globais.” 

A iniciativa teve origem na Conferência do Oceano da ONU, realizada em junho de 2022, em Lisboa, quando a UNESCO promoveu a primeira edição do Diálogos da Cultura Oceânica, que agora passa a acontecer em diversos países, iniciando pelo Brasil. A proposta do evento é celebrar, sensibilizar, engajar, debater, vivenciar e comunicar a Cultura Oceânica com os públicos mais diversos, promovendo a troca de conhecimentos sobre as conexões de cada indivíduo com o oceano e o desenvolvimento sustentável. 

O evento traz uma programação que relaciona conhecimentos científicos e eixos temáticos dedicados à comunicadores, educadores do ensino formal e ensino não formal, setor portuário, comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas, gestores públicos, empresas e sociedade em geral. Em cada eixo há, além dos debates, ações de integração e divulgação em diferentes espaços da cidade de Santos, para oferecer experiências únicas de envolvimento com a Cultura Oceânica ao público participante. 

 

Confira programação completa: https://oceanliteracydialogues.com/pt/inicio/

O evento conta com apoio do Sesc, da Fundação Grupo O Boticário, Grupo Tribuna, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, British Council, CNPQ, Fapesp, CAPES, Confap, e Associação Comercial de Santos. 

Voltar

Leia também

CAFÉ: Café mantém recuperação e abre com mais de 200 pontos de alta em NY

ATUALIDADES: Câmara aprova projeto de lei que regulamenta setor de criptomoedas no Brasil

TRANSPORTE: Debatedores pedem mudanças em leis trabalhistas diante das novas tecnologias no transporte de cargas

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.