Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

10/04/2011

Caminhos do café – Jornal da Orla – 10/4/2011

Publicada em:
Site do Jornal da Orla, 10/4/2011, domingo

Quer conhecer um pouco da história de São Paulo e sua relação com o café? Foi estendido até junho o Roteiro do Café, um passeio temático que acontece todos os finais de semana pelos principais pontos turísticos de São Paulo relacionados à produção cafeeeira. O programa, lançado em fevereiro é uma iniciativa da São Paulo Turismo, através do projeto Turis Metrô, em parceria com o Café Moka.

Ponto de partida, Sé - O passeio tem duração de duas horas e meia e começa pela Estação da Sé, no centro de São Paulo. Na caminhada até a Estação São Bento, o guia explica sobre como a economia baseada na cultura cafeeira contribuiu para o desenvolvimento urbano no final do século XIX e início do século XX. Entre as atrações arquitetônicas estão os mais antigos arranha-céus da cidade: o Edifício Rolim (1920) e o Edifício Guinle (1913), da "Época de Ouro do Café".

Uma das curiosidades é conhecer o local próximo à rua XV de Novembro onde funcionou, em 1850, a primeira cafeteria, instalada informalmente na casa de Dona Maria Emília Vieira, conhecida como Maria Punga, que servia café, em xícaras importadas da França, aos estudantes da Faculdade de Direito.

Nas proximidades, também se instalaram antigas cafeterias, como o Galo da Sé, Café São Paulo, Girondino, Café Brasileiro e Café dos Andes. A visita segue para a mais antiga sede do Banco do Brasil na cidade, que possui adornos inspirados em ramos de café. Depois, será a vez de visitar o Largo do Café, local que recebeu esse nome por concentrar uma espécie de "bolsa de valores do café", mais tarde transferida para Santos.

Próxima parada, Luz - Os participantes embarcam na Estação São Bento e a próxima parada é a Estação da Luz, linha de trem instalada para transportar o café produzido no interior até o Porto de Santos. Nas redondezas, um ponto de parada interessante é a Vila dos Ingleses, construída em 1915 para abrigar funcionários da ferrovia. O local é hoje tombado como patrimônio histórico. Depois de uma caminhada pelo Parque da Luz, para ver de perto um pé de café, os participantes embarcam na Luz e retornam à Estação da Sé para finalizar o passeio.

Santos também terá passeio

A criação de um roteiro pelo Centro Histórico, tendo o café como tema, está prevista no programa que o Museu do Café e a Secretaria de Turismo de Santos iniciam nesta segunda-feira, dia 11, às 9h, voltado a profissionais de turismo. Denominada “Guia Amigo do Café”, a atividade pretende atualizar as informações sobre o mercado do produto e sua relação com a cidade.

Será realizado um módulo por mês, no total de quatro. O primeiro envolve visitação monitorada ao Museu do Café. Quem completar o programa será credenciado como “Guia Amigo do Café”, recebendo bottom de identificação, além de ter o nome no site do museu. Há 30 vagas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo tel 3213-1750. O programa tem apoio da Associação Comercial, Café Paulista, Bikkini Barista, Cafeteria Naumann Gepp e Torrefação Rei do Café.

Roteiro do Café

Local: Saída da Estação Sé (o ponto de encontro: próximo às catracas, em que um atendente uniformizado do Café Moka recebe os participantes)

Quando: Todos os finais de semana até junho. Aos sábados, uma  saída às 9h e uma saída às 14h. Domingos, duas saídas às 9h e duas saídas às 14h; capacidade de 30 pessoas por grupo. Chegar ao local com 30 minutos de antecedência.

Ingresso: Apresentar 1 embalagem de qualquer produto Moka. Grátis para crianças de até 6 anos.
Os interessados devem agendar o passeio dois dias antes pelo site www.cafemoka.com.br

Confira a reprodução da notícia
Voltar

Leia também

ATUALIDADES: Governo pretende chegar a 50 concessões de aeroportos em 2022

ECONOMIA: Estados reduzem ICMS sobre o diesel a partir desta sexta-feira

CAFÉ: Festival em Santos ensinará a preparar doces, salgados e drinks com café

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.