Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

30/03/2022

Câmara de Assuntos Aduaneiros e Portuários quer melhorar andamento do processo de importação e exportação

A reunião da Câmara Setorial de Assuntos Aduaneiros e Portuários irá monitorar, a partir de  abril,  todos os andamentos dos processos de importação e de exportação para  tabular quais são os tempos médios para liberar a carga.  "A ideia é, com os dados levantados, apresentar a receita federal os longos prazos para liberação de mercadorias de importação e exportação que geram altos custos e, praticamente, inviabilizam o trânsito de mercadorias no Porto de Santos" , segundo o coordenador da Câmara Rodrigo Campanário.  

Outra questão levantada por Campanário, é a volta do atendimento dos servidores da Receita Federal, presencialmente, tanto na parte de exportação como a de importação. “Hoje nós ficamos reféns do sistema. A comunicação é toda feita por e-CAC, e, infelizmente, nem sempre aquilo que é requerido é atendido. Nós vamos tentar marcar uma reunião com o inspetor da Receita para tentar resolver essa situação”.

Com relação ao depósito de mercadoria e contêineres, a Câmara irá ser reunir com a Santos Port Authority,  para conhecer como funciona  a questão do depósito de mercadoria, de contêiner, o cumprimento de deadline na exportação e das janelas de carregamento na importação. “Estamos tendo sérios atrasos e problemas por não termos janelas tanto para o depósito de contêiner quanto para a retirada do mesmo, e isso também acarreta despesas aos importadores e exportadores”.

 

Voltar

Leia também

PORTO: Antaq recebe contribuições em audiência pública para licitação do terminal STS53

CAFÉ: Funcafé repassa R$ 5,49 bilhões aos agentes financeiros para aplicação nas linhas de crédito ao setor cafeeiro

PORTO: Secretário de Portos destaca crescimento da infraestrutura portuária brasileira desde 2019

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.