20/09/2010

Brasil conhece modelo do Chile para normatização do setor

O Brasil está implantando o programa de qualidade em turismo. As experiências sobre modelos adotados em outros países estão sendo apresentadas e discutidas hoje no Rio de Janeiro, no seminário Qualtur 2010, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), que segue até 18h, no Rio Othon Palace. O objetivo é discutir critérios para a criação de um Selo de Qualidade para equipamentos e serviços turísticos, previsto na Lei 11.637/07.

Na ocasião, a experiência chilena foi apresentada. O país adotou 48 normas técnicas para qualificar equipamentos, serviços turísticos e guias de turismo, que são identificados por um selo fornecido por órgãos certificadores de vários países. O Chile conta hoje com um Sistema de Qualidade de Serviços Turísticos de adesão voluntária, construído em parceria pelo governo, iniciativa privada, entidades de classes e representantes dos consumidores.

“Um dos objetivos do evento é mostrar como o tema qualificação está sendo tratado por outros países”, afirmou o diretor do Departamento de Estrutura e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch.

“O foco da normatização do segmento no Chile é desenvolver uma cultura de qualidade dos serviços orientada para o cliente”, destacou o responsável pela unidade de Qualidade dos Serviços Nacional de Turismo do Chile, Claudio Mauricio Loader. Segundo ele, o programa de normalização representa a espinha dorsal do Sistema de Qualidade desenvolvido no país.

O processo começou a partir da constatação de que o país conta com atrativos para um turismo “seletivo”, com ênfase em aspectos culturais. E também da necessidade, por exemplo, de desenvolver um mecanismo eficiente de controle do mercado, sem comprometer o modelo econômico calcado na livre iniciativa.

O Chile tem 12 mil estabelecimentos turísticos registrados. Universo que abriga, entre outros, 3,5 mil meios de hospedagem, mil agências e operadoras de viagem e 3 mil restaurantes. Os principais destinos trabalhados são o Deserto de Atacama, a Ilha de Páscoa, as cidades de Santiago e Valparaíso, os Lagos Vulcânicos e a Patagônia.

O Qualtur prossegue até o final do dia com mais uma palestra internacional.

Fonte: Panrotas - 6/4/2010
Voltar

Leia também

Deputada leva à ANS pleito da Associação Comercial de Santos, Diário do Litoral, 21/10/2021

Associação Comercial de Santos promove agenda de sustentabilidade no próximo dia 28

CAFÉ: Exportação dos Cafés do Brasil atinge 29,7 milhões de sacas no acumulado de nove meses

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.