Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

14/03/2011

Banco do Japão tenta evitar estragos na economia japonesa

O Banco do Japão (BoJ, central) manteve a taxa básica de juros entre zero e 0,1% ao ano. Para minimizar o impacto dos desastres recentes, instituição amplia afrouxamento monetário.

Em reunião de política monetária realizada nesta segunda-feira (14/3), foi decidida a ampliação do programa de compra de ativos pela autoridade monetária, de 35 trilhões de ienes para 40 trilhões (cerca de US$ 488 bilhões).

Segundo o BoJ, a medida foi adotada para evitar uma deterioração na confiança na economia e reduzir a aversão ao risco. O banco pretende concluir o programa até junho de 2012.

O banco reconheceu uma aceleração nos preços ao consumidor. "No entanto, os danos do terremoto foram geograficamente extensos, é provável que ocorra uma queda na produção e além disso a confiança das empresas e famílias devem deteriorar-se", afirma o comunicado da autoridade monetária.

Ainda nesta segunda-feira, o BoJ injetou a quantia recorde de 10 trilhões de ienes nos mercados financeiros. "O banco fará todo o possível para continuar garantindo a estabilidade nos mercados financeiros", afirma a instituição.

Fonte: Brasil Econômico - 14/3/2011
Voltar

Leia também

Programa ACS na TV: Prof. Dr. Édison Monteiro, Diretor Regional da UNIP Santos

CAFÉ: Café/Cepea: Janeiro é marcado por alta de preços e reaquecimento do mercado doméstico

MUNDO: Economia global desacelera em 2024

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.