O Banco do Japão (BoJ, central) manteve a taxa básica de juros entre zero e 0,1% ao ano. Para minimizar o impacto dos desastres recentes, instituição amplia afrouxamento monetário.
Em reunião de política monetária realizada nesta segunda-feira (14/3), foi decidida a ampliação do programa de compra de ativos pela autoridade monetária, de 35 trilhões de ienes para 40 trilhões (cerca de US$ 488 bilhões).
Segundo o BoJ, a medida foi adotada para evitar uma deterioração na confiança na economia e reduzir a aversão ao risco. O banco pretende concluir o programa até junho de 2012.
O banco reconheceu uma aceleração nos preços ao consumidor. "No entanto, os danos do terremoto foram geograficamente extensos, é provável que ocorra uma queda na produção e além disso a confiança das empresas e famílias devem deteriorar-se", afirma o comunicado da autoridade monetária.
Ainda nesta segunda-feira, o BoJ injetou a quantia recorde de 10 trilhões de ienes nos mercados financeiros. "O banco fará todo o possível para continuar garantindo a estabilidade nos mercados financeiros", afirma a instituição.
Fonte: Brasil Econômico - 14/3/2011
14/03/2011