05/07/2011

Audiência pública discute problemas do sistema portuário

A Comissão de Viação e Transportes realizará audiência pública nesta terça-feira (5) para discutir soluções para os problemas do sistema portuário nacional. O debate foi proposto pelo deputado Alberto Mourão (PSDB-SP), presidente da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis.

O principal problema é a situação contratual nas áreas portuárias. Vários contratos de concessão estão perto do fim e não há negociação em curso para eventuais prorrogações. Os contratos atuais foram assinados antes da Lei dos Portos (8.630/93).

As empresas concessionárias então têm adiado investimentos, em razão da incerteza jurídica. Alberto Mourão quer discutir alternativas para evitar a interrupção desses investimentos e soluções para os problemas de infraestrutura.

Foram convidados:
- o coordenador-geral de programas da Secretaria de Gestão dos Programas de Transportes (Seges) do Ministério dos Transportes, Edison Vianna Júnior;
- o diretor de revitalização portuária da Secretaria Especial de Portos, Antônio Maurício Ferreira Neto;
- a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu;
- a presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Agnes Vasconcellos;
- o diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais Retroportuários e das Empresas de Transportes de Containers (ABTTC), Martin Aron.

A reunião será realizada às 14 horas, no Plenário 14.

Da Redação/WS

Fonte: Agência Câmara de Notícias - 4/7/2011
Voltar

Leia também

Deputada leva à ANS pleito da Associação Comercial de Santos, Diário do Litoral, 21/10/2021

Associação Comercial de Santos promove agenda de sustentabilidade no próximo dia 28

CAFÉ: Exportação dos Cafés do Brasil atinge 29,7 milhões de sacas no acumulado de nove meses

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.