31/01/2011

Associação Comercial de Santos comemora 140 anos – Revista Porto S.A. – Janeiro / 2011

Publicada em: Revista Porto S.A., Janeiro de 2011, página 18

A Associação Comercial de Santos (ACS) celebrou 140 anos de existência em 22 de dezembro de 2010, com perspectivas bastante promissoras para a entidade e, por extensão, para a cidade e a Baixada Santista, com o pré-sal e também com um novo ciclo de expansão do porto, com a construção de mais terminais portuários.

A missão da Associação Comercial de Santos – a primeira do Estado de São Paulo e a quarta do Brasil – é estimular negócios e buscar soluções uniformes e sustentadas para as questões empresariais da região. E para isso desenvolve iniciativas, tanto no âmbito dos associados, quanto de alcance local, regional, estadual e até nacional, pois tem representações em entidades municipais, estaduais e federais.

“Para nós, diretores da Associação Comercial de Santos”, afirma o presidente Michael Timm, “é um privilégio e uma honra comemorar o aniversário de 140 anos da entidade”. Ele tem expectativas otimistas para a região. “As perspectivas para a associação, a cidade e a Baixada Santista são as melhores possíveis, com investimentos da Petrobras para explorar o pré-sal. E, para os próximos anos, o cenário é excelente, pois a cadeia de petróleo e gás, com certeza, vai render muitos negócios”.

Além disso, o Porto de Santos vivencia um novo ciclo de expansão, lembra Timm. “A Embraport constrói um terminal multiuso que marcará esta etapa de crescimento portuário. E a Brasil Terminal Portuário, ligado ao Grupo MSC, também planeja implementar um complexo, na margem direita do cais, no lado santista. São empreendimentos significativos, de grande porte, que simbolizam este novo ciclo”.

A atual gestão da Associação Comercial também está comprometida em continuar o incentivo aos negócios relacionados ao café, produto que está nas origens da entidade, fundada em 1870 por empreendedores do setor cafeeiro, de acordo com Timm. “Queremos estimular ainda mais as atividades, não apenas mantendo a tradição, mas também com iniciativas para expandir o comércio do produto, que é ainda importante e ganha um novo status no Brasil, com os cafés de melhor qualidade colocados à disposição dos brasileiros”.

Além de Timm, a Diretoria Executiva é integrada pelo 1.º vice-presidente Vicente do Valle, 2.º vice-presidente Ramiro Marote, 1.º secretário Ronaldo Taboada, 2.º secretário Martin Aron, 1.º tesoureiro Antonio Carlos Cavaco, 2.º tesoureiro Geraldo Pierotti, diretor de Patrimônio, Nilton da Silva Pinto, e diretor executivo Marcio Calves.

Para celebrar o 140.º aniversário, a Associação Comercial promoveu uma festa no dia 3 de dezembro na Estação Santos, um novo espaço de eventos no Centro Histórico.

Origens

Em 1870, um grupo de empreendedores decidiu organizar uma praça de comércio para representar e advogar os interesses do comércio e da indústria. Nascia então, em 22 de dezembro de 1870, a Associação Comercial de Santos.

A comissão organizadora da recém-fundada Associação Comercial de Santos – composta por Nicolau Vergueiro, Ignácio Wallace da Gama Cochrane, William Wright, Gustavo Backeuser, G. Wagner e J. Azurém Costa – teve que se empenhar muito para dar os passos iniciais. A diretoria provisória foi integrada pelos pioneiros da comissão organizadora. Nicolau Vergueiro foi o primeiro presidente da Associação Comercial de Santos, de 1870 a 1878. Mais informações sobre a entidade podem ser conferidas no site: www.acs.org.br

Confira a reprodução da notícia
Voltar

Leia também

Deputada leva à ANS pleito da Associação Comercial de Santos, Diário do Litoral, 21/10/2021

Associação Comercial de Santos promove agenda de sustentabilidade no próximo dia 28

CAFÉ: Exportação dos Cafés do Brasil atinge 29,7 milhões de sacas no acumulado de nove meses

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.