Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

11/05/2011

Associação Comercial de Santos assina termo de cooperação mútua com a quarta maior cidade americana

Associação Comercial de Santos assina termo de cooperação mútua com a quarta maior cidade americana

Em recente viagem a Houston, quarta maior cidade americana, no estado do Texas, o 1.º vice-presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Vicente do Valle, assinou termo de cooperação mútua com a Câmara do Comércio de Houston (GHP), representada pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Craig Richard.

Vicente do Valle participou da Offshore Technology Conference (OTC), a maior feira de petróleo offshore do mundo, que reuniu cerca de 2.500 expositores de mais de 110 países. Valle informa que a apresentação  do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, foi uma das mais concorridas.

A assinatura do documento entre a ACS e a GHP, de caráter institucional, tem como objetivo fomentar as economias de Santos e região e da área de Houston. Trata-se de uma formalização para troca de informações e oportunidades de aproximações comerciais.

O termo prevê, entre outras medidas, o compromisso das partes de facilitar os entendimentos entre ambas as comunidades empresariais, tomar e manter a iniciativa de trocar informações e experiências, criar oportunidades de negócios e possíveis joint ventures.

A quarta maior cidade americana foi palco da OTC 2011 justamente por ter vasta experiência na área de P&G.  A feira teve aproximadamente 60 mil visitantes. Foram apresentados 300 papers técnicos pelas empresas participantes. Questões relacionadas à avaliação de risco, segurança da perfuração, desenvolvimento energético e respostas para vazamentos no desenvolvimento de futuros projetos de óleo e gás foram os temas abordados nas sessões técnicas.

A aproximação comercial que o acordo proporciona, será de grande valor portanto, para as empresas da cadeia de negócios gerada pela exploração da Bacia de Santos.

O acordo entrou em vigor a partir da assinatura entre a ACS e a GHP, no dia 5 de maio de 2011, e terá vigência de dois anos.

Texto do acordo

Acordo de Cooperação Mútua entre a Câmara de Comércio de Houston (GHP) e a Associação Comercial de Santos (ACS)

O presente acordo é firmado entre ao Câmara de Comércio de Houston, Houston, Texas, USA, (a seguir denominada GHP) e a Associação Comercial de Santos (a seguir denominada ACS).

Considere-se que o acordo foi definido a partir do estabelecimento do grande interesse mútuo nos campos de mercado internacional, investimentos, negócios e outras atividades comerciais voltadas ao benefício de seus membros e aqueles por eles representados.

Portanto, fica acordado entre a ACS, representada pelo seu primeiro Vice-Presidente, diretor de Relações Institucionais, Vicente do Valle, e a GHP, representada por seu Diretor de Desenvolvimento Econômico, Craig Richard, que as partes contratantes irão:

1 – Tomar a iniciativa de trocar informações sobre economia e comércio e divulgar informações para a comunidade  empresarial,  em Houston e Santos,   sobre oportunidades de negócios que poderão ser disponibilizadas a partir de ambas as partes, incluindo portos e transporte marítimo de carga em ambas as regiões;

2 - Organizar seminários, tanto em  Houston e região quanto em  Santos e região,  para informar os empresários sobre as possibilidades de investimentos, join-ventures e vantajosas oportunidades de mercado para ambas as partes;

3 - Promover missões comerciais e industriais entre as duas partes contratantes para estabelecer joint-ventures;

4 - Coordenar ações para atrair centros de distribuição de Houston que abrirão novos mercados para as empresas de base em Santos;

5 - Facilitar o acesso à empresas com sede em Houston nos contratos, no projeto, aquisições e oportunidades de investimento na área de Santos;

Este contrato terá vigência a partir da data da sua assinatura e permanecerá em vigor por um período de dois (02) anos a contar da data do presente acordo. Ele poderá ser renovado com o consentimento escrito de ambas as partes. O acordo será executado com base nos melhores esforços e não se destina a criar qualquer obrigação legal para qualquer uma das instituições.

As partes reconhecem e concordam que este acordo não é de exclusividade e nada deve ser interpretado no sentido de proibir ou limitar qualquer das instituições contratantes a entrar em qualquer outro acordo ou convênio com outras partes.

Este acordo deve ser firmado em duas vias pelas duas partes.

Assinado no dia 5 de maio de 2011.

Representantes:

Craig Richard
Diretor de Desenvolvimento Econômico
Câmara de Comércio de Houston

e

Vicente do Valle
Primeiro Vice-Presidente
Associação Comercial de Santos

2011-5-5-houston2

2011-5-5-houston3

2011-5-5-houston4

2011-5-5-houston-acs1a

2011-5-5-houston-acs2a

Voltar

Leia também

CAFÉ: Café mantém recuperação e abre com mais de 200 pontos de alta em NY

ATUALIDADES: Câmara aprova projeto de lei que regulamenta setor de criptomoedas no Brasil

TRANSPORTE: Debatedores pedem mudanças em leis trabalhistas diante das novas tecnologias no transporte de cargas

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.