Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

06/06/2022

Associação Comercial de Santos aposta na tecnologia e conta com novo sistema para emissão do Certificado de Origem

Um sistema mais ágil, inteligente, eficaz, seguro e que utiliza tecnologia de ponta. Eis a proposta do novo sistema que a Associação Comercial de Santos adotou como forte aliada para a emissão do Certificado de Origem (documento que serve para atestar a origem de uma mercadoria exportada).

Implantado há dois meses pela entidade, a nova versão do sistema (GOEVO 2.0) totalmente “online”, em parceria com a MAERSK, pioneira na cidade de Santos na emissão do certificado, representa um grande passo na modernização do processo de certificação de origem brasileiro.

Para Leonardo Araujo do Rosário, integrante há quase um ano do time de analista de exportação da Maersk, é uma satisfação imensa fazer parte de uma transição que só traz benefícios. “O mundo está cada vez mais digital e as operações estão caminhando para esse parâmetro. Graças a tecnologia, na versão digital, o tempo de emissão da certificação passa de meio período (6 horas) para duas horas. Um resultado que facilita o processo e garante mais segurança e agilidade no envio das informações”, garante Leonardo.

 

Emissão do Certificado de Origem

O Certificado de Origem é um documento que atesta a origem da mercadoria do país exportador, bem como especifica as normas de origem negociadas nos acordos comerciais entre o Brasil e outros países. Seu principal benefício é a redução ou a isenção do imposto de importação para os clientes no exterior. Dessa forma, empresas exportadoras brasileiras são beneficiadas, gerando ganhos em competitividade no preço final do produto.

Embora seja exigido pelo importador e/ou pela aduana do país importador, com fins de redução ou isenção do imposto de importação, o Certificado de Origem também pode ser solicitado pelo próprio exportador, ainda que seu cliente não tenha qualquer benefício tributário. Neste caso, o envio deste documento traz maior credibilidade.

Vale lembrar que a Associação Comercial de Santos presta o serviço de emissão do Certificado de Origem tanto para as empresas associadas (que têm desconto nos valores), quanto para as não associadas.

 

Outras informações podem ser obtidas no e-mail certificado@acs.org.br ou pelo telefone (13) 3212-8200.

Voltar

Leia também

ECONOMIA: Riscos aumentam, mas cenário para o agro até 2032 segue favorável

PORTO: Empregados da SPA aprovam acordo e encerram greve

CAFÉ: Lavouras brasileiras de café devem render R$ 63 bi no atual ciclo, projeta Embrapa

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.