13/01/2011

Agronegócio garante o superávit

Quinta-feira, 13 de janeiro dde 2011

Editorial

Pioneiro no desbravamento de mercados para o café solúvel produzido pela Cia. Cacique, de sua propriedade, o empresário Horácio Coimbra aliava a vocação para os negócios com um admirável bom humor, que conseguia manter mesmo em situações adversas. Em uma de suas investidas no mercado internacional, amparado por inteligente estratégia de marketing, estrelada por Pelé, então no auge da fama, como tricampeão mundial de futebol, Coimbra foi à China.

Ousadia impensável no início dos anos 70, quando o Brasil vivia em pleno regime militar e os chineses estavam ainda sob os efeitos da revolução Cultural de Mao Tse-tung.

Mais ousado ainda era o plano de vender café para um povo milenarmente ligado aos chás. "Já pensaram se cada chinês tomar uma xícara de café por dia?", brincou durante uma palestra em São Paulo diante de uma plateia incrédula em relação aos comércio com os chineses.

A balança do agronegócio brasileiro em 2010, divulgada ontem, revela exportações recordes de US$ 76,4 bilhões, com alta de 18% em relação a 2009 e acima dos US$ 71,81 bilhões de 2008, volume recorde até então.

Mais uma vez, o agronegócio garantiu o superávit da balança comercial, ao registrar saldo positivo de US$ 63 bilhões, enquanto o saldo total do comércio exterior do país situou-se em US$ 20,3 bilhões. Ou seja, sem o superávit dos produtos agrícolas, o Brasil teria arcado com um déficit de US$ 42,7 bilhões.

Quase todas as commodities agrícolas ganharam espaço e foram favorecidas pelos bons preços internacionais.

Entre elas o café que, beneficiado também por uma quebra de safra na Colômbia, principal competidor dos produtores brasileiros, conseguiu recuperar mercados, incluindo a China, primeiro país no ranking dos compradores de produtos agrícolas brasileiras, com participação de 14,3%.

Na relação dos produtos apreciados atualmente pelos chineses está o "Café Pelé", lançado há 40 anos por Coimbra.

Fonte: Brasil Econômico - 13/1/2011

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