31/05/2021

ACS Jovem e Sebrae assinam acordo e abrem inscrições para curso voltado a jovens de baixa renda

ACS Jovem e Sebrae assinam acordo e abrem inscrições para curso voltado a jovens de baixa renda

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

Um convênio assinado entre o Núcleo Jovem da Associação Comercial de Santos (ACS Jovem)  e o Sebrae, na noite desta segunda-feira (31), visa qualificar o jovem que deseja ter o seu próprio negócio, em especial, aqueles que se encontram em situação vulnerável ou de baixa renda. 

O curso, denominado Fábrica de Empreendedores, é totalmente gratuito e oferece  dois módulos:  “Primeiros Passos” e ´Organize seu Negócio”. As aulas presenciais ocorrerão a partir do dia 28 de junho, na Associação Comercial de Santos.  Interessados devem ter mais de 18 anos e se inscrever neste link

Em seu discurso de abertura,  o presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Mauro Sammarco, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Sebrae principalmente no que diz respeito ao suporte e à consultoria  que presta às empresas.  "É excelente termos essa oportunidade de oferecer cursos aos jovens e permitir que eles desenvolvam novos negócios na nossa Cidade. A economia da Baixada Santista vem lutando e precisamos crescer e trazer dinheiro novo para o nosso município". 

Sammarco enfatizou também que é preciso focar nas novas oportunidades que vêm através do jovem. "Sem suporte e sem a devida preparação, às vezes, um bom projeto pode falhar. Nosso objetivo é que a gente consiga colocar os projetos em andamento e que Santos tenha cada vez mais destaque no empreendedorismo. Temos aqui o Parque Tecnológico e uma série de ações importantes. Cabe a nós fazer o nosso trabalho". 

Já o gerente geral do Sebrae, Marco Aurélio Rosas, falou sobre um projeto semelhante conhecido como "Sebrae Delas". "Esse projeto começou atendendo uma promotora de Justiça e envolvia mulheres que estavam em medida protetiva.  Em algum momento, a gente percebeu que elas se sujeitavam a situação de violência porque os maridos eram os únicos provedores e aquilo nos chamou a atenção. Muitas delas sabiam fazer unha, sobrancelha. Só que essas mulheres nunca se reconheceram como empreendedoras. E, é isso que queremos fazer com o jovem. Muitos deles já empreendem, só  que eles não sabem como organizar isso".  

Rosas lembrou de uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) que aponta que o sucesso do negócio aumenta em 97% se você aperfeiçoar seu comportamento. "Nos nossos treinamentos,  não temos a previsão ou a ansiedade de que todas aquelas pessoas serão empreendedoras. Até porque empreender não é só montar um negócio. Empreender é comportamento. Podemos sair daqui com pessoas que não vão montar seus negócios. Entretanto, quando saírem e conseguirem um emprego na empresa de vocês, terão um outro comportamento, é o que chamamos de intraempreendorismo".

O coordenador da ACS Jovem, Leonardo Delfino, finalizou dizendo que esse é um projeto para ajudar jovens em vulnerabilidade social. É um projeto muito amplo. É algo que pode mudar uma vida.  Formar empreendedores e dar oportunidades.  Já estamos vendo junto ao Sebrae e à prefeitura, com a Secretaria de Economia Criativa,  Turismo e Empreendedorismo,  para aplicar esse treinamento e cursos também nas Vilas Criativas, ou seja  dentro das comunidades. A ideia é  chegar de fato nesses jovens que precisam de ajuda e de apoio. Tenho certeza que irá surtir um efeito bacana no que diz respeito a emprego, renda de desenvolvimento econômico".

Ao longo do ano, serão realizadas seis turmas. A primeira ocorrerá de 28 de junho a 02 de julho, das 9 às 13 horas.  Outras informações podem ser obtidas pelo 0800 570 0800. 

Voltar

Leia também

CAFÉ: Novo levantamento da safra de café nacional estima produção de 46,9 milhões de sacas

Circulares

COMÉRCIO EXTERIOR: Empresas podem se inscrever para missão a Emirados e Catar

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.