09/08/2021

ACS apoia incentivo a “navios verdes” no Porto de Santos

Por Eduardo Lopes

Em linha com as crescentes preocupações mundiais voltadas à sustentabilidade e, em particular, às medidas determinadas pela Organização Marítima Internacional (IMO) para a redução da emissão de gases poluentes, decorrente da queima de combustíveis por navios, a Associação Comercial de Santos (ACS), mediante das demandas da sua Câmara Setorial de Navegação, vinha gestionando junto à Santos Port Authority (SPA), desde o final de 2020, a adoção de medidas de incentivo a escalas, no Porto de Santos, dos chamados green ships - embarcações que cumprem as disposições da IMO acima referidas.

Com grande satisfação, observamos no último final de semana, notícias de que a Santos Port Authority (SPA) não somente adotou uma agenda de sustentabilidade no maior complexo portuário, o maior da América Latina, ao aderir a Rede Brasil do Pacto Global - iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada a compromissos ESG (sigla em inglês para os aspectos ambiental, social e de governança), como também a adoção de medidas que a empresa colocará em prática nos próximos meses, uma delas contemplando justamente uma redução da tarifa de utilização da infraestrutura portuária para “navios verdes”, contribuindo assim para incentivar a descarbonização do nosso ambiente.

“Todo navio que tiver um combustível mais limpo vai ter um desconto na tarifa”, disse Fernando Biral, no comando da SPA desde o ano passado.

Outra medida avaliada pela companhia é a eletrificação do cais do porto. A ação será implantada mais a longo prazo e, por isso, deverá ser conduzida pela empresa que arrematar a concessão dos serviços de administração do porto na privatização. A iniciativa possibilita que os navios desliguem os motores movidos a óleo enquanto estiverem atracados para usufruir da eletricidade que será oferecida pelo porto. Como consequência, menos combustível é queimado, com redução na emissão dos poluentes.

Para o coordenador da Câmara de Navegação da ACS, Vanderlei Lopes, a inciativa  da SPA com relação aos navios verdes foi muito bem vista pelos integrantes da Câmara. "É apenas um embrião que implantamos. Enviamos uma ofício à SPA e sabemos que temos muito mais a crescer nesse setor. Ficamos bem satisfeitos em saber que, mais uma vez, uma iniciativa tomada aqui na ACS, surtiu efeito". 

* com informações de Fabiana Stelina

Voltar

Leia também

CAFÉ: Museu do Café discute atuação da mulher no setor cafeeiro em evento virtual

CAFÉ: Entidades do agronegócio buscam soluções para entraves logísticos

PORTO: Porto de Santos realiza Semana da Integridade 2021

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.