Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

10/12/2013

Estacionamento-pulmão: o conceito está de volta

Coluna O Porto e Suas Questões

Paulo Schiff(*)

Você, associado da Associação Comercial de Santos (ACS), instalaria um Pátio Regulador de Caminhões no Planalto, nas margens do sistema Anchieta-Imigrantes-Rodoanel-Cônego Rangoni, para veículos com cargas destinadas ao Porto de Santos?

E você, que não é associado, mas que está escolhendo um investimento produtivo, instalaria?

Um Pátio Regulador nada mais é que um estacionamento. No caso desses para os quais a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) está cadastrando interessados, além do lugar para deixar o caminhão, deve haver a oferta de alguns serviços para o caminhoneiro: banheiro, chuveiro, lanchonete etc.. Quem sabe uma mesinha para um truco ou um dominó?

É provável que você responda:

“Ihhh. Isso aí não sai. Já escuto essa conversa faz mais de 15 anos”.

Ou então:

“Só instalo se tiver a certeza de que o caminhão vai ter de parar lá”.

Aí está o “x” da questão. Estacionamentos representam um custo a mais para caminhoneiros, donos de cargas e transportadoras com a reclamação das tarifas de pedágio entalada na garganta.

No esquema atual, eles substituem armazéns e silos pela carroceria do caminhão:

“Embarca a bagaça e vai para Santos”.

E depois utilizam a estrada e as ruas da Baixada Santista como um imenso estacionamento a céu aberto.

Azar do caminhoneiro, submetido a essas condições, e das cidades da Baixada submetidas a um apagão viário e rodoviário no escoamento da safra deste ano.

A tentativa da Codesp de atrair proprietários de áreas naquela região para essa finalidade é uma das providências necessárias para evitar em 2014 um colapso viário ainda pior que o deste ano.

A safra vai ser maior, nenhuma obra de eliminação de gargalos vai estar funcionando e o governo federal já apontou que o Porto de Santos vai continuar sendo estratégico para a safra brasileira de grãos nos próximos anos.

Vai haver demanda. Devem ser uns 15 mil caminhões por dia em média no ano todo. Se a Codesp, a Artesp, a Ecovias etc. vão ser mesmo rigorosas no disciplinamento da entrada do caminhão na estrada sincronizada com o horário de descarga no terminal e as cidades e a Ecovias regulamentarem e fiscalizarem também com rigor o uso dos acostamentos e das ruas para estacionamento, o Pátio vai ter cliente.

Interessado(a)?

O regulamento completo de Credenciamento e Exploração de Pátios Reguladores de Caminhões está disponível no endereço:

portodesantos.com.br/pdf/Regulamento_de_Credenciamento_SPL.pdf

(*)Paulo Shchiff é jornalista. E-mail: prschiff@uol.com.br

 

Voltar

Leia também

VTMIS e antidrone nos planos do Porto

Inscrição Evento Consulado Americado e ACS

CAFÉ: Plano Safra 2023/2024 impulsiona o agro brasileiro

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.