Coluna O Porto e Suas Questões
Paulo Schiff(*)
Você, associado da Associação Comercial de Santos (ACS), instalaria um Pátio Regulador de Caminhões no Planalto, nas margens do sistema Anchieta-Imigrantes-Rodoanel-Cônego Rangoni, para veículos com cargas destinadas ao Porto de Santos?
E você, que não é associado, mas que está escolhendo um investimento produtivo, instalaria?
Um Pátio Regulador nada mais é que um estacionamento. No caso desses para os quais a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) está cadastrando interessados, além do lugar para deixar o caminhão, deve haver a oferta de alguns serviços para o caminhoneiro: banheiro, chuveiro, lanchonete etc.. Quem sabe uma mesinha para um truco ou um dominó?
É provável que você responda:
“Ihhh. Isso aí não sai. Já escuto essa conversa faz mais de 15 anos”.
Ou então:
“Só instalo se tiver a certeza de que o caminhão vai ter de parar lá”.
Aí está o “x” da questão. Estacionamentos representam um custo a mais para caminhoneiros, donos de cargas e transportadoras com a reclamação das tarifas de pedágio entalada na garganta.
No esquema atual, eles substituem armazéns e silos pela carroceria do caminhão:
“Embarca a bagaça e vai para Santos”.
E depois utilizam a estrada e as ruas da Baixada Santista como um imenso estacionamento a céu aberto.
Azar do caminhoneiro, submetido a essas condições, e das cidades da Baixada submetidas a um apagão viário e rodoviário no escoamento da safra deste ano.
A tentativa da Codesp de atrair proprietários de áreas naquela região para essa finalidade é uma das providências necessárias para evitar em 2014 um colapso viário ainda pior que o deste ano.
A safra vai ser maior, nenhuma obra de eliminação de gargalos vai estar funcionando e o governo federal já apontou que o Porto de Santos vai continuar sendo estratégico para a safra brasileira de grãos nos próximos anos.
Vai haver demanda. Devem ser uns 15 mil caminhões por dia em média no ano todo. Se a Codesp, a Artesp, a Ecovias etc. vão ser mesmo rigorosas no disciplinamento da entrada do caminhão na estrada sincronizada com o horário de descarga no terminal e as cidades e a Ecovias regulamentarem e fiscalizarem também com rigor o uso dos acostamentos e das ruas para estacionamento, o Pátio vai ter cliente.
Interessado(a)?
O regulamento completo de Credenciamento e Exploração de Pátios Reguladores de Caminhões está disponível no endereço:
portodesantos.com.br/pdf/Regulamento_de_Credenciamento_SPL.pdf
(*)Paulo Shchiff é jornalista. E-mail: prschiff@uol.com.br