Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

13/11/2012

Sua Excelência, a carga

Coluna O Porto e Suas Questões

Paulo Schiff(*)
 
O novo marco regulatório dos portos foi adiado mais uma vez. O anúncio deve ficar para a semana que vem, na volta da viagem da presidente Dilma. Mas sempre sujeito a novo adiamento.
 
Enquanto o marco não vem, a boataria corre solta. Nas últimas edições dessa novela na Rádio Peão, as mudanças são mais suaves do que as dos capítulos – ou melhor, fofocas – anteriores.
 
Pelo que se comenta nos corredores, os Conselhos de Autoridade Portuária e os Órgãos Gestores de Mão de Obra agora permanecem. As companhias docas é que mudam de perfil. Mas nem é bom entrar muito nessa seara porque se trata de especulação pura.
 
Esse período a mais de incubação do novo marco pode ser aproveitado para um direcionamento que tem feito falta nas discussões: lembrar que a Sua Excelência, na atividade portuária, é a carga.
 
No cenário de navios, equipamentos sofisticados, trabalhadores e convivência internacional, essa realidade evidente muitas vezes é deixada de lado.
 
A carga é maltratada.
 
Não se trata só de fazer contêineres e granéis enfrentarem filas, falta de planejamento, greves...
 
O conceito de licitação de terminais é a mais perfeita tradução dessa falta de cuidado. Os leilões são decididos pela maior oferta ao governo. E é evidente que esse desembolso do empresário que vence a concorrência e passa a operar o terminal vai onerar a tarifa de movimentação.
 
Se a preocupação fosse a de mimar a carga, razão de ser do porto, o conceito deveria ser o de menor tarifa e não o de maior lance.
 
É essa distorção que fez com que a privatização tenha ajudado os portos brasileiros – o de Santos incluído – a conquistar avanços impressionantes na produtividade. Mas que não se refletiram no barateamento da operação, como seria natural.
 
No novo marco, a carga poderia ser tratada com mais carinho. O comércio internacional brasileiro agradeceria.
 
(*) Paulo Schiff é jornalista. Email: prschiff@uol.com.br
Voltar

Leia também

VTMIS e antidrone nos planos do Porto

Inscrição Evento Consulado Americado e ACS

CAFÉ: Plano Safra 2023/2024 impulsiona o agro brasileiro

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.