Fonte: Assessoria ACS
Embora a distância entre Brasil e China seja de, 16622 km, nesta terça-feira (18/07), os dois países se encontraram na sede da Associação Comercial de Santos, em um evento especial sobre câmbio e comércio exterior.
Com o tema Panorama de Negócios Brasil-China 2023: Como aproveitar as oportunidades? - o encontro teve como principal objetivo ampliar as relações e os laços comerciais com o país asiático e contribuir para a geração efetiva de negócios entre empresas e empresários brasileiros e chineses.
Para Mauro Sammarco, presidente da ACS, esse trabalho conjunto com a Câmara de Comércio é um grande exemplo das oportunidades que a Associação traz para as associadas e para as empresas da região. “Sem dúvida, é uma chance de interagirem com o mercado chinês, principal mercado hoje de negócios do Porto de Santos”, enfatizou Mauro.
A programação se estendeu durante toda a manhã e incluiu diversos painéis com temas de extrema importância para todos que atuam no mercado.
Abrindo os trabalhos, representando a ACS, Pedro Oliveira, da associada Unimar Agência Marítima, apresentou a palestra “Relação Santos & Mercados Internacionais”. Na sequência, Arthur Guimarães, General Manager da Câmara Chinesa de Comércio do Brasil, falou sobre as “Perspectivas de Negócios Brasil-China”. Focado em soluções de câmbio, subiu ao palco a Country Manager da Ebury, Claudia Bortoletto. Por fim, a participação de Fernando Velloso, Business Development da Vixtra, que apresentou soluções de crédito para operações de importação.
Em suas palavras, o gerente geral da Câmara Chinesa de Comércio, Arthur Guimarães, fez questão de enfatizar a importância do evento e da parceria com a Associação Comercial de Santos. “Com essa parceria vamos promover negócios entre Santos, Brasil e China e apoiar as empresas locais a entenderem o mercado chinês, as perspectivas de negócio e como explorá-las. Foi um prazer contar com as empresas de Santos e poder compartilhar o que a China está vivendo após a reabertura dos mercados e da fronteira”, concluiu Arthur.
Na plateia, empresários, profissionais do ramo e associadas da entidade tiveram a oportunidade de realizar perguntas e estreitar o relacionamento através de muito networking.
Gabriele Almeida foi uma das participantes e veio representando a empresa Excel Santos. Para a jovem, que também é Doutora em economia política mundial, o evento foi enriquecedor “Os painéis de hoje estão totalmente ligados ao meu trabalho e ao que eu estudo no doutorado. Esse evento é muito importante para as pessoas entenderem o que está acontecendo, e essa ascensão da China que é muito importante para o mercado internacional, mas principalmente para o Brasil”, frisou Gabriele
O evento contou com a parceria das empresas Bexs Banco e Ebury e com o apoio da Vixtra.