Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

07/06/2023

Associação Comercial de Santos realiza 7ª edição da Rodada da Cidadania

Fonte: Assessoria ACS

Jovens, instituições de ensino, autoridades e empresas da região participaram, na manhã da última terça-feira (06/06), da VII Rodada da Cidadania, evento realizado na sede da Associação Comercial de Santos por meio da sua Câmara Setorial de Instituições de Ensino.

Com o tema "Os desafios da Educação frente às transformações digitais e as metas dos objetivos do desenvolvimento sustentável", palestrantes renomados explanaram ideias e conhecimento no auditório da Associação para o público presente.

O diretor-executivo da ACS, Adalto Corrêa, abriu os trabalhos do dia e aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do evento. “A Associação Comercial de Santos é uma casa que recebe muitos eventos com discussões relevantes para o desenvolvimento da nossa região e hoje, falando dessa temática tão importante que é juventude, futuro e emprego. Não dá para se falar de futuro sem falar de jovens e não da para falar de jovens sem falar de emprego. Essa é uma discussão extremamente relevante contemporânea e constante. Não pode sair da nossa pauta”, enfatizou Adalto.

O primeiro painel da manhã, que trouxe como tema "Ensino X Trabalho X Juventude" reuniu grandes nomes no palco, entre eles, o professor Euzébio Jorge Silveira de Souza, da Strong, o Secretário de Assuntos Portuários e Emprego da Prefeitura de Santos, Bruno Orlandi e dois executivos da Eldorado Brasil, Caio Teixeira e Marcelo Falcão. 

Um bate-papo que durou cerca de uma hora e deu a oportunidade de todos debaterem a relação do ensino com a inserção da juventude no mercado de trabalho, seus desafios e os avanços tecnológicos.

A coordenadora da Câmara de Instituições de Ensino, Profa. Dra. Sílvia Teixeira Penteado, que também é presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da ACS, iniciou a sua fala agradecendo a presença de todos e fez questão de enaltecer a toda equipe da diretoria da Associação e da Câmara de Ensino. “Hoje é um dia de festa para a nossa ACS. Eu quero agradecer o meu querido coordenador e professor Rogério Salles, da Strong e responsável por este evento e esta sintonia que existe entre nós. A importância desse evento hoje é de três naturezas e o segredo está em saber como fazer essa ligação importante entre jovens, municipalidade e empresas. Cidadania nesta rodada é isso. Todo nós nascemos com cidadania, mas tornamo-nos cidadãos aqui participando”, declarou Silvia.

Para Rogério Salles, vice-coordenador da Câmara de Ensino, essa foi uma oportunidade de envolver a sociedade civil com temas relevantes. “Quero agradecer o professor Adalto e a professora Silvia Teixeira pela oportunidade de protagonizar uma discussão tão importante que é um esforço coletivo entre as universidades e o ramo de trabalho”, comentou Rogério.

O evento contou também com a participação do Chefe de Departamento de Políticas Públicas ODS da Prefeitura de Santos, Fábio Tatsubô, que apresentou as metas do município para este ano.

A jovem Larissa, de apenas 15 anos, que veio por intermédio do CAMPS foi uma das participantes e teve motivos de sobra para sair feliz da VII Rodada da Cidada. “Esse evento é essencial para nós, jovens, porque mostra como ser um bom cidadão e abre a mente para o mundo do trabalho”.

“Foi um evento muito importante que trouxe uma visão de que o jovem precisa ter autonomia dentro da empresa e ser protagonista da própria história”. Essas foram as palavras do jovem Matheus, de 16 anos, que faz parte do projeto Avançar, do CAMPS.

Encerrando as atividades da manhã, em solenidade que lotou o auditório da Associação Comercial de Santos, houve o lançamento do Instituto Brasil Export, um programa totalmente destinado a promover e apoiar projetos voltados às crianças e jovens com deficiência (PCDs).

A programação da VII Rodada da Cidadania se estendeu no período da tarde e ofereceu aos jovens do CAMPS, SESI, SENAI e SENAC a oportunidade de participar de uma Dinâmica de Sensibilização – Metodologias Ativas (1º Emprego), atividade que teve a frente o professor Lucas Magalhães (SENAC), o professor Alexandre Euzébio (CENEP), Paulo Queija (ABRHBS), a professora Leonora Quintas (CAMPS) e Rafael de Paula (ACS Jovem).

Voltar

Leia também

VTMIS e antidrone nos planos do Porto

Inscrição Evento Consulado Americado e ACS

CAFÉ: Plano Safra 2023/2024 impulsiona o agro brasileiro