Clima e Previsão do Tempo
Santos, SP/

04/11/2021

Conscientização e ESG são temas de palestra aos colaboradores da ACS

Conscientização e ESG são temas de palestra aos colaboradores da ACS

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

"O que te faz vivo hoje? O que é preciso para uma vida equilibrada? Como é sua relação com o planeta onde vivemos?". Foram com estes questionamentos que a bióloga e especialista em ESG (environmental, social and governance), Andrea Ribeiro iniciou a sua palestra aos colaboradores da Associação Comercial de Santos (ACS), na manhã desta quinta-feira (04).

Andrea chamou atenção para uma pesquisa feita pelo diretor do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático, Johan Rockstrom, onde ele diz que o crescimento humano abusou dos recursos da Terra. "A ideia central é de que, se ultrapassamos certos limiares, poderemos sofrer mudanças abruptas e irreversíveis”.

Na visão da especialista, é preciso transformar os hábitos cotidianos, ter senso crítico em relação às questões ambientais e sociais, analisar como nós atuamos sobre essas questões e perceber o que as empresas oferecem para a sociedade em geral. “O momento não é de pensar na próxima geração, e, sim na nossa mesmo".

A produção de dióxido de carbono, o desmatamento, a poluição dos oceanos, o degelo do Ártico, a pesca predatória, a diminuição da biodiversidade, a geração e tratamento de resíduos e o trabalho infantil, foram alguns dos temas abordados pela especialista. "Estou mostrando a vocês, o lado ruim da história. Mas, temos salvação. Uma parte da população já começou a se inovar e quebrar paradigmas. Já temos notícias de que o nosso País quer reduzir pela metade a emissão de gases até 2030".

A especialista explica que um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, conhecida como a Agenda 2030, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. “Esses objetivos têm um papel fundamental para promover as mudanças sociais necessárias para a construção de um futuro melhor para o planeta”.

Ainda de acordo com a especialista, a metodologia ESG é algo novo no Brasil. Entretanto, segue a mesma tríade da sustentabilidade que já se fala há mais de 40 anos. "A mudança começa dentro de casa e se expande para a empresa. O termo ESG veio muito forte dentro das instituições financeiras. Por isso, as companhias precisam se organizar e entregar à sociedade um impacto positivo. Vim, aqui, hoje, tentar mudar a mentalidade de quem assistiu a palestra. Se essa pessoa, pensar na hora de jogar um copo descartável fora, sei que atingi meu objetivo. É algo pequeno, mas que somados a outras atitudes será transformador", explica.

No final da palestra, o gestor de Negócios da ACS, Eduardo Lopes, convidou os colaboradores a criarem um Grupo de Trabalho para criarem ações voltadas ao ESG.
A palestra também faz parte do programa "Atualização de Mercado", que é promovido pela área de Recursos Humanos da ACS a todos seus colaboradores. A intenção é dar conhecimentos aos colaboradores da casa sobre os mais variados assuntos.


 

Voltar

Leia também

VTMIS e antidrone nos planos do Porto

Inscrição Evento Consulado Americado e ACS

CAFÉ: Plano Safra 2023/2024 impulsiona o agro brasileiro

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.